Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

WWF. Portugueses precisam de 2,88 planetas para manter o seu estilo de vida

13 out, 2022 - 04:55 • Marisa Gonçalves

Alerta está no relatório "Planeta Vivo" da World Wide Fund for Nature. O mesmo documento revela ainda que Portugal contribui para a diminuição mundial das populações de tubarões e raias.

A+ / A-

Portugal continua a consumir em excesso os recursos naturais, sendo necessários 2,88 planetas para fazer face às necessidades dos portugueses- representa um aumento face ao relatório publicado em 2020 (2,52 planetas).

O documento intitulado "Relatório Planeta Vivo (RPV) 2022" da organização não-governamental World Wide Fund for Nature (WWF) revela ainda que Portugal tem uma relevante quota-parte de responsabilidade no declínio global das populações de tubarões e raias.

A abundância destas espécies diminuiu 71% ao longo dos últimos 50 anos, sendo Portugal o 2.º país a nível mundial com maiores exportações conhecidas de carne de tubarão e o 6.º maior importador de carne de raia em termos de volume. “Implementar medidas para a proteção dos tubarões e raias em Portugal teria, assim, o poder de impactar toda a rede comercial global no caminho de proteção destas espécies, o que justifica a criação de um Plano de Ação Nacional para a Gestão e Conservação dos Tubarões e Raias", lê-se no texto.

As populações de animais selvagens caíram quase 70% nos últimos 50 anos, segundo o relatório que que monitorizou mamíferos, aves, anfíbios, répteis e peixes. Impulsionado pela degradação do habitat, mudanças climáticas e doenças, o número chega aos 94% em regiões da América Latina e das Caraíbas.

A WWF alerta para o estado grave da natureza e aponta para a urgência de implementar ações transformadoras por parte de governos, empresas e cidadãos, de modo a reverter a destruição da biodiversidade.

Apresentando o maior conjunto de dados trabalhados até aos dias de hoje, com quase 32.000 populações de 5.230 espécies em monitorização, o Índice Planeta Vivo (IPV), fornecido no relatório da Zoological Society of London (ZSL), mostra que é nas regiões tropicais que as populações de vertebrados monitorizados estão a cair a um ritmo alucinante.

A organização não-governamental de ambiente afirma-se, por isso, "extremamente preocupada com essa tendência, uma vez que várias dessas áreas geográficas são das mais biodiversas do mundo". Em particular, os dados do IPV revelam que, entre 1970 e 2018, as populações de animais selvagens monitoradas na região da América Latina e do Caraíbas caíram, em média, 94%.

Em menos de uma vida humana, as populações de água doce monitoradas caíram em média 83%, o maior declínio de qualquer grupo de espécies. A perda de habitat e as barreiras às rotas de migração (nomeadamente barragens e outras barreiras fluviais) são responsáveis por cerca de metade das ameaças às espécies de peixes migratórios monitorizados.



Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+