Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ministro da Educação condena ataque a professora agredida por 10 mulheres

13 out, 2022 - 13:51 • Cristina Nascimento com Lusa

"Todos os cidadãos, todas as famílias e comunidades, devem dar o exemplo de respeito pelos professores, reconhecendo-lhes o seu papel inestimável e a sua autoridade", remata.

A+ / A-

O ministro da Educação condena o ataque de que foi alvo uma professora em Vila Verde, agredida por 10 mulheres.

"Quero expressar o meu apoio e solidariedade à Professora que foi agredida na Figueira da Foz. Todos os atos de violência são injustificáveis e inaceitáveis", escreve João Costa, num comunicado enviado às redações.

No documento, João Costa considera ainda que a "a agressão a um Professor constitui um ataque aos que mais contribuem para o desenvolvimento humano".

"Todos os cidadãos, todas as famílias e comunidades, devem dar o exemplo de respeito pelos professores, reconhecendo-lhes o seu papel inestimável e a sua autoridade", remata.

O caso aconteceu na terça-feira, no Centro Escolar de Vila Verde, na Figueira da Foz. Ao que a Renascença apurou junto de fonte policial, a vítima foi agredida com murros e pontapés e arrastada pelos cabelos, por 10 mulheres, aparentemente mães de alunos.

Sindicatos querem medidas claras

O Sindicato dos Professores da Região Centro (SPRC) e a Federação Nacional de Professores (Fenprof) também condenaram esta agressão.

As duas estruturas exigiram medidas claras contra a violência exercida sobre os professores e o anúncio de medidas concretas destinadas a prevenir futuras situações e a apoiar as vítimas.

"Esta necessidade não deve esgotar-se no contacto com a docente agredida, mas terá de incluir os adequados apoios, designadamente no plano psicológico, material e jurídico", referiram, em comunicado.

Aquelas organizações condenaram veementemente "mais este ato de violência extrema", manifestaram "forte repúdio" e lembraram que, nos últimos anos, foram conhecidos atos de violência sobre docentes, perpetrados por alunos ou familiares, "que mereceram sempre a firme condenação".

Relativamente aos casos de agressão, as duas estruturas lamentaram que a reação do Ministério da Educação tenha sido "frouxa, tendo em conta a gravidade dos acontecimentos", e reclamaram medidas que combatam o problema e tornem a escola um espaço de sã convivência entre todos os que integram a comunidade educativa.

"Este tipo de episódios não é alheio à continuada desvalorização da profissão docente e ao profundo desrespeito pelos professores que as próprias entidades públicas têm vindo a permitir ou a promover, com graves consequências no plano social, nomeadamente na imagem dos profissionais", sublinharam.

Segundo o comunicado, a Fenprof tem apresentado um conjunto de propostas ao ministério que, no entanto, não têm obtido acolhimento, destacando-se a classificação da agressão a docentes como crime público, a disponibilização de apoio jurídico ou, ainda, o reforço de pessoal auxiliar e outro nas escolas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Gilberto
    13 out, 2022 Lisboa 16:03
    O facto de se esforçarem tanto por referirem APENAS 10 mulheres significa que está implicada alguma etnia em especifico...

Destaques V+