Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Bragança oferece pão em troca de donativo para Liga Contra o Cancro

11 out, 2022 - 12:41 • Olímpia Mairos

Uma moagem e uma padaria vão produzir e vender mil pães por um preço simbólico de um euro - a unidade - e doar todo o valor angariado à Liga Portuguesa Contra o Cancro.

A+ / A-

Para comemorar o Dia Mundial do Pão, que se celebra no dia 16 de outubro, na Praça da Sé, em Bragança, vai vender-se pão a um euro, por unidade, no próximo sábado, dia 15. Mas esta iniciativa também quer contribuir para uma boa causa: a recolha de donativos para a Liga Portuguesa Contra o Cancro.

A ideia surgiu no ano passado e o sucesso da iniciativa levou a Padaria Pão de Gimonde e a Moagem Afonso Lopes a repetir a iniciativa solidária única.

“Decidimos trabalhar em conjunto, a Moagem Afonso Lopes fornece gratuitamente a farinha e a Pão de Gimonde trata da confeção do pão. Vamos fazer a massa, que ficará 24 horas em repouso para ser cozida na madrugada de sábado”, explica Elisabete Ferreira, responsável pela Pão de Gimonde.

A ideia é fazer 1.000 pães que serão vendidos/doados durante a manhã de sábado.

Lembrando que a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) recomenda que o consumo anual de pão seja de cerca de 100 quilos ano, para adultos e 75 quilos ano para as crianças, a empresária lamenta que os números estejam longe do recomendado.

“Infelizmente os valores são de cerca de 25 a 30 kg por ano, o que nos preocupa a todos os que trabalham na fileira”, lamenta.

Elisabete Ferreira destaca que trabalham “com massa mãe” e praticam nos “processos produtivos tempos de fermentação longos, sem adição de aditivos, e com baixo teor de sal”.

“Aqui entra uma maior digestibilidade, um menos índice glicémico, logo sacia mais”, acrescenta, frisando que o pão que vai ser distribuído é pão mais saudável e com maior teor de fibra do que o que normalmente encontramos no mercado.

“Vamos fazer diferentes tipos de pão, para as pessoas perceberem que há muito mais variedade do que as pessoas possam pensar”, adianta.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+