Tempo
|
A+ / A-

OE2023. Governo reforça investimento em cibersegurança e cria escola de Ciberdefesa

10 out, 2022 - 14:27 • Fábio Monteiro

O executivo de António Costa acautela um reforço do quadro geral de cibersegurança em 41 milhões de euros. O Governo aloca ainda 79 milhões de euros para melhorar a rede informática do Governo.

A+ / A-

Os últimos dez meses em Portugal foram marcados por vários ataques informáticos de grandes proporções. E isso está plasmado no Orçamento de Estado para 2023. O executivo de António Costa acautela um reforço do quadro geral de cibersegurança em 41 milhões de euros.

Este montante servirá para robustecer “o quadro nacional de cibersegurança aprofundando, de forma estruturada e integrada, a capacitação no domínio da cibersegurança e da utilização segura dos dados”.

O Governo aloca ainda 79 milhões de euros para melhorar a rede informática do Governo, assim como “a cobertura e capacidade da Rede de Comunicações de Emergência do Estado”.

O Orçamento de Estado para 2023 acautela ainda a criação de uma escola de Ciberdefesa, entidade “responsável pelo sistema de formação da ciberdefesa no âmbito das Forças Armadas”.

O objetivo desta iniciativa é a “capacitação de recursos humanos especialmente qualificados para fazer face aos desafios do novo espaço de operações”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    10 out, 2022 Lisboa 14:02
    Depois da "sova cibernética" que o País tem levado e onde ficou patente a nossa vulnerabilidade nesse campo, a Escola de Ciberdefesa, é algo que se impõe, e quanto antes. O Controle cibernético de instalações vitais - distribuição de água, de Luz, de Transportes, Hospitais, etc - pode fazer mais estragos em termos do funcionamento de um País, do que bombardeamentos convencionais que podem destruir uma área mas deixam outras intactas para funcionar. O investimento inicial parece-me curto, mas por algum lado tem de se começar.

Destaques V+