Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Aeroportos

Portugal recebeu mais 100 mil passageiros este verão do que antes da pandemia

07 out, 2022 - 13:32 • Celso Paiva Sol

Governo satisfeito com redução dos tempos de espera para média de 50 minutos nos aeroportos portugueses.

A+ / A-

O movimento nos aeroportos nacionais não só voltou aos níveis pré-pandemia este verão, como até ultrapassou em 100 mil passageiros os números do verão de 2019, o último pré-Covid-19.

Ao todo, entre 1 de junho e 30 de setembro, 18.266 voos aterraram em solo nacional transportando um total de 7,2 milhões de passageiros.

Foram, aliás, batidos alguns recordes anuais, como os 70.221 passageiros que chegaram no dia 1 de agosto, ou os 18.792 que no dia 17 de setembro aterraram só no aeroporto de Lisboa.

Em maio, os tempos médios de espera eram de 1h50, e as imagens de caos no Humberto Delgado, em Lisboa, levaram o Governo a lançar um plano de contingência.

Na hora do balanço, esta sexta-feira, o ministro da Administração Interna mostrou-se satisfeito pela espera ter passado para os 50 minutos.

Na lista de nacionalidades, um claro destaque: o Reino Unido, com mais de 2,5 milhões de passageiros, muito mais do que os 1,3 milhões de passageiros portugueses.

Destacam-se também 700 mil norte-americanos, 603 mil brasileiros e 594 mil irlandeses.

Nos mesmos quatro meses, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) e a Polícia de Segurança Publica (PSP) recusaram a entrada a 610 passageiros, para além de terem detetado 290 documentos falsificados. Foram detidas 158 pessoas e recebidos 211 pedidos de asilo.

No balanço hoje apresentado, o Ministro da Administração Interna mostrou-se satisfeito com as medidas que tomou para minimizar os impactes destes números.

Durante o Verão os aeroportos de todo o continente e ilhas tiveram um reforço de 200 elementos do SEF, e 168 da PSP, o que, entre outras melhorias, permitiu uma redução significativa dos tempos de espera.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Anónimo
    07 out, 2022 Lisboa 16:27
    Aviões que poluem o planeta, turistas que não respeitam os locais e que aumentam o custo de vida nas grandes cidades. E ainda há mentes brilhantes que querem um segundo aeroporto numa cidade de 500 mil habitantes (e a este ritmo cada vez menos), como se um não chegasse! Escumalha!

Destaques V+