Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Agricultor Luis Dias põe fim a greve de fome após contacto com o Governo

07 out, 2022 - 14:23 • Redação

O agricultor esteve durante um mês em protesto junto à residência oficial do primeiro-minsitro e chegou a ser hospitalizado duas vezes.

A+ / A-

Terminou a greve de fome que o agricultor Luis Dias fez no último mês frente à residência oficial do primeiro-ministro.

Luis Dias anunciou esta sexta-feira no Twitter que decidiu suspender o protesto depois de ter recebido a visita do secretário de Estado Adjunto do primeiro-ministro, com quem tem uma reunião marcada para a próxima segunda-feira.

O proprietário acusa o Ministério da Agricultura de prejudicar o seu projeto agrícola e garante que o seu principal objetivo é encontrar "uma solução de diálogo".

O protesto de Luís Dias deu também origem a uma petição a pedir ao primeiro-ministro que promova uma reunião com os agricultores Luís Dias e Maria José Santos, concretizando o processo de mediação pela Provedoria de Justiça. Até ao início da tarde desta sexta-feira, o documento já tinha sido subscrito por mais de oito mil pessoas.

O proprietário agrícola já tinha estado em greve de fome em frente ao Palácio de Belém, em Lisboa, entre maio e junho de 2021. Na altura, terminou a iniciativa depois de falar com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Na altura, o agricultor, de 49 anos, disse que se encontrava em greve "contra a indiferença destrutiva do Estado", que acusa de ter prejudicado o seu projeto agrícola.

Em janeiro deste ano, Luís Dias anunciou que iria voltar a fazer greve de fome, acusando o Governo de "extrema má-fé", após ter sido recebido pelo Ministério da Agricultura, mas ficou apenas um dia junto à residência oficial em São Bento porque, contou Maria José Santos, "o gabinete do primeiro-ministro apressou-se em os receber".

"E depois de nos dizer que ia haver mediação, ficámos à espera da mudança de Governo e continuámos à espera do processo de mediação até hoje. E como o Governo já agiu desta forma inúmeras vezes connosco, é por esse motivo que o Luís diz que não sai daqui", lamentou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+