Tempo
|
A+ / A-

Plano de contingência

Agentes da PSP destacados para aeroportos no verão vão continuar a apoiar o SEF

07 out, 2022 - 15:38 • Lusa

Ministério da Administração Interna decidiu prolongar a cooperação institucional até 31 de dezembro, mantendo 168 agentes da PSP a dar apoio no controlo de passageiros.

A+ / A-

Os agentes da PSP que durante os meses de verão reforçaram os aeroportos portugueses vão continuar a apoiar o SEF no controlo de passageiros até ao final do ano, revelou esta sexta-feira o ministro da Administração Interna.

“Tomámos a decisão de prolongar esta cooperação institucional [entre PSP e SEF] até 31 de dezembro e depois, se for considerado necessário, poderá prolongar-se durante o mês de janeiro”, disse aos jornalistas José Luís Carneiro, durante a apresentação do plano de contingência que esteve em vigor nos postos de fronteira aérea dos aeroportos nacionais entre junho e setembro.

O plano de contingência do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras para os aeroportos portugueses durante os meses de verão incluiu um conjunto de medidas, nomeadamente o reforço de 168 agentes da Polícia de Segurança Pública, que receberam formação para auxiliar o SEF no controlo de fronteiras aéreas.

“Esta cooperação institucional em que o SEF pede o apoio e a cooperação da PSP para reforçar a garantia da segurança nas fronteiras e no espaço público é um objetivo que deu provas e que se prolongará”, assegurou o ministro.

José Luís Carneiro explicou que esta cooperação até 31 de dezembro entre a PSP e o SEF significa que se está a preparar o verão de 2023 e fazer face ao possível aumento de passageiros nos aeroportos durante o período do natal.

O ministro afirmou que os 168 agentes não vão estar sempre no controlo das fronteiras, passando a ser feito um ajustamento do dispositivo da PSP às necessidades efetivas do fluxo existente nos aeroportos.

“A procura nos aeroportos ocorre entre as 05:00 e as 15.00. A partir das 15:00 verifica-se uma quebra muito significativa na procura dos aeroportos, o que significa que não faz sentido do ponto de vista da boa gestão dos recursos humanos ter esses efetivos da PSP em aeroporto a partir das 15:00. Os agentes da PSP continuam a trabalhar no perímetro do aeroporto, mas na ordem e segurança pública e não na segurança aeroportuária”, disse.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+