Tempo
|
A+ / A-

Tem mais de 70 anos? Vai ser convocado para dose de reforço da vacina da Covid e gripe

04 out, 2022 - 07:17 • Anabela Góis , Olímpia Mairos

Após um arranque a meio gás, o responsável pela vacinação diz que entrámos na “velocidade de cruzeiro”. Penha Gonçalves apela a todos os grupos elegíveis para não se atrasarem a receber a vacina.

A+ / A-

Quem já tem 70 anos começa agora a receber a convocatória para levar a dose de reforço da vacina da Covid-19 e da gripe.

A campanha de Outono começou há praticamente quatro semanas. Nesta altura estão vacinadas 650 mil pessoas com mais de 80 anos, cerca de metade do total previsto.

De acordo com o balanço feito à Renascença pelo coronel Carlos Penha Gonçalves, responsável pelo processo, “a vacinação da gripe já tem uma contribuição das farmácias, que começaram a vacinar no dia 28 de setembro”.

“Estamos a vacinar pessoas com mais de 80 anos e já vacinámos para a Covid-19 cerca de 50% das pessoas. E o mesmo também para a gripe. Cerca de 50% das pessoas com 80 ou mais anos estão vacinadas contra a gripe”, adianta.

Depois de um arranque a meio gás, Penha Gonçalves diz que entramos na “velocidade de cruzeiro”.

“Vamos começar esta semana a agendar o escalão etário a seguir, entre os 70 e os 79 anos, começa hoje e vamos prolongar este agendamento durante um mês aproximadamente, até ao fim da primeira semana de novembro”, avança.

O responsável pela vacinação apela a todos os grupos elegíveis para não se atrasarem a receber a vacina.

“As pessoas serão chamadas à vacinação. O meu apelo é que respondam à vacinação na data em que forem chamadas dentro do possível, para que possamos prosseguir para fases posteriores da vacinação sem acumular ou deixar atrasar a vacinação desta faixa etária, especialmente suscetível para estas duas doenças que estamos a vacinar: a Covid-19 e a gripe”, conclui.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+