Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Presidência da República enviou há um mês denúncia à PGR envolvendo José Ornelas

04 out, 2022 - 14:44 • Diogo Camilo

Presidente da República esclarece que a denúncia de alegado encobrimento a abusos sexuais foi enviada a 6 de setembro e que telefonou ao presidente da Conferência Episcopal Portuguesa a 24 de setembro.

A+ / A-

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, confirmou esta terça-feira que avisou o presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEp) , D. José Ornelas, sobre uma denúncia de alegado encobrimento a abusos sexuais cometidos num orfanato em Moçambique, em 2011.

Em nota na página da Presidência da República, o chefe de Estado indica que a denúncia foi enviada à Procuradoria-Geral da República, no dia 6 de setembro, confirmando o envio a D. José Ornelas no dia 24 de setembro, “ já depois de este ter sido contactado pela Comunicação Social sobre este assunto”.

“A Presidência da República enviou à Procuradoria-Geral da República, no dia 6 de setembro, uma denúncia envolvendo, nomeadamente, D. José Ornelas. Depois dessa data, a Presidência da República foi contactada por vários Órgãos de Comunicação Social, para confirmar tal envio, o que naturalmente confirmou. A 24 de setembro, o Presidente da República confirmou a D. José Ornelas esse envio, já depois de este ter sido contactado pela Comunicação Social sobre este assunto”, refere a mesma.

No sábado, o Ministério Público (MP) confirmou estar a investigar o bispo por alegado encobrimento de abusos sexuais, revelando que já houve uma investigação com possíveis ligações a este caso em 2011.

Esta segunda-feira, em entrevista à “CNN Portugal”, o presidente da Conferência Episcopal Portuguesa avançou que Marcelo Rebelo de Sousa lhe tinha telefonado para informar que tinha enviado a denúncia para a Procuradoria-Geral da República.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+