Tempo
|
A+ / A-

BCP sofreu ciberataque de "hackers" internacionais

03 out, 2022 - 17:00 • Redação

O acesso às plataformas do BCP está com limitações substanciais, desde o início da tarde desta segunda-feira. A Câmara de Barcelos indicou que também foi alvo de um ciberataque.

A+ / A-

O BCP diz que sofreu um ataque informático de "entidades mal intencionadas" que acredita estarem fora do país.

Ao jornal "ECO", o banco conta que está a ser alvo de "intensos e não legítimos" pedidos ao site e às aplicações digitais.

O acesso às plataformas do BCP estão com limitações substanciais, desde o início da tarde desta segunda-feira.

"O banco tomou as medidas necessárias para mitigar os efeitos referidos e a generalidade dos clientes já está a aceder sem dificuldades", refere a entidade, citada pelo "ECO".

O BCP já detetou a origem do problema e que contava restabelecer os serviços "em breve".

Barcelos também sofreu ataque

Também esta segunda-feira, a Câmara de Barcelos indicou que foi alvo de um ciberataque que está a afetar os seus serviços, inclusive o seu site oficial, que se encontra em baixo.

"O Município de Barcelos informa que o seu sistema informático foi vítima de um ataque ransomware, que está a causar graves limitações na operacionalidade do mesmo", lê-se, numa publicação no Facebook oficial da autarquia

O município dá conta que os seus serviços de Divisão de Sistemas de Informação e Monitorização Administrativa estão "a trabalhar no sentido de remedia a situação".

Não há nenhum dado que aponte para uma correlação entre os dois ataques informáticos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+