Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Suspeitas de corrupção motivam buscas na presidência do Conselho de Ministros

29 set, 2022 - 11:13 • Redação

O alvo principal da operação é o secretário-geral David Xavier, nomeado em fevereiro de 2017 pelo primeiro Governo de António Costa.

A+ / A-

A Polícia Judiciária está esta quinta-feira a fazer buscas na sede da Presidência do Conselho de Ministros.

O alvo principal da operação é o secretário-geral, David Xavier, que está sob suspeita de corrupção e outros crimes associados à violação de regras de contratação pública a empresas privadas, de bens e serviços para o Governo, avança a CNN Portugal.

O secretário-geral é suspeito de obter benefícios pessoais, através de subornos, na aquisição para o Estado de sistemas informáticos a uma determinada empresa do norte do país - em ajustes diretos que alegadamente violam as regras de transparência.

A operação é da Unidade Nacional de Combate à Corrupção, que está a fazer buscas em gabinetes, mas também domiciliárias.

David Xavier foi nomeado em fevereiro de 2017 pelo primeiro Governo de António Costa. Foi nomeado por Maria Manuel Leitão Marques, ministra da Presidência e da Modernização Administrativa.

Atualmente, coordena uma equipa de 200 pessoas e é representante de Portugal em reuniões da OCDE.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cremilda Fonseca
    29 set, 2022 Lisboa 14:10
    Este governo de facto tem um dedo podre na escolha dos representantes..valha -nos deus. A minha paciência e tolerância chegou ao limite, quem não tem ética, fora.
  • jose
    29 set, 2022 porto 11:02
    Já era sabido que havia estes problemas há muito tempo.

Destaques V+