Tempo
|
A+ / A-

Imigrantes realojados em Serpa. PCP quer “audição urgente” com Ana Catarina Mendes

28 set, 2022 - 17:05 • Rosário Silva

PCP lamenta que diligências efetuadas pela autarquia alentejana junto de entidades sob tutela do Governo tenham sido “infrutíferas”, o que arrasta situação “sem solução à vista”.

A+ / A-

A situação dos imigrantes timorenses realojados temporariamente pela autarquia de Serpa, no distrito de Beja, numa situação que continua à espera de solução, está a preocupar os comunistas, que querem esclarecimentos da ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares.

Em requerimento apresentado esta quarta-feira, o Grupo Parlamentar do PCP pede “a audição urgente” da ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, enquanto responsável pela área da imigração.

O PCP pretende debater com Ana Catarina Mendes, “a situação existente com o afluxo de imigrantes timorenses ao Alentejo e as medidas que o Governo tenciona tomar de modo a criar condições dignas de acolhimento para essas pessoas”.

No documento, os parlamentares recordam o pedido de ajuda efetuado pela Câmara Municipal de Serpa, para que a Assembleia da República possa intervir neste “grande problema que constitui a situação em que se encontram um largo número de imigrantes timorenses que afluíram àquele concelho”.

“Na medida das suas possibilidades”, poe ler-se no requerimento, “para além daquelas que são as suas responsabilidades”, o município “procurou ajudar as pessoas que se encontravam na situação mais dramática, sem alojamento e sem quaisquer outros apoios, alojando algumas dezenas desses imigrantes provisoriamente num pavilhão municipal”, como “solução transitória e de recurso”.

O PCP sublinha ainda que as diligências efetuadas pela autarquia junto de entidades sob tutela do Governo com responsabilidades quanto ao acolhimento de imigrantes, resultaram infrutíferas, pelo que a situação se arrasta sem solução à vista”.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+