Tempo
|
A+ / A-

Crise energética e inflação podem condicionar acesso a medicamentos essenciais, alerta associação

28 set, 2022 - 21:03 • Lusa

Custos das matérias-primas sofreram aumentos entre 50 e 160% e os custos de transporte até 500%.

A+ / A-

A Associação Portuguesa de Medicamentos Genéricos e Biossimilares (APOGEN) alerta que o aumento da inflação e do preço da energia pode comprometer o acesso dos cidadãos a medicamentos essenciais, se não forem tomadas medidas urgentes.

“Caso não sejam implementadas medidas urgentes para assegurar a sustentabilidade da cadeia de produção dos medicamentos genéricos e biossimilares, é o acesso dos cidadãos à saúde que está comprometido”, adiantou a presidente da APOGEN.

Citada num comunicado, Maria do Carmo Neves salientou que o aumento da inflação e dos preços da energia tem um “impacto negativo na disponibilidade de medicamentos genéricos e biossimilares”, uma situação que é “particularmente grave pois põe em causa o acesso a medicamentos considerados essenciais”.

“Esta escalada de preços foi exacerbada pela pandemia causada pela Covid-19 e agravada pela guerra na Ucrânia. Os custos das matérias-primas sofreram aumentos entre 50 e 160% e os custos de transporte até 500%”, alertou a associação que representa 14 empresas da indústria farmacêutica da área dos genéricos e biossimilares.

De acordo com o comunicado, a indústria farmacêutica continua a ser “fortemente penalizada pela manutenção das medidas introduzidas aquando da crise financeira de 2011-2014”, caso da aplicação da contribuição extraordinária sobre o setor que, desde 2015, “penaliza particularmente as empresas de medicamentos genéricos e biossimilares”.

“Os níveis recorde atingidos em 2022 nos preços do gás e da eletricidade comprometem o regular funcionamento das cadeias de abastecimento, afetam o fabrico de medicamentos e agravam as condições de sustentabilidade do setor. Esta situação ameaça o fornecimento de medicamentos e os esforços da indústria farmacêutica em investir no fabrico na Europa, como refere uma carta aberta da Medicines for Europe, dirigida terça-feira aos ministros europeus da Energia, comissários europeus e Parlamento Europeu”, adiantou ainda a APOGEN.

Perante isso, os associados da APOGEN têm, neste momento, "sérias dificuldades em garantir a produção de muitos medicamentos essenciais porque sucessivamente os governos ignoraram fatores como a sustentabilidade do setor”, afirmou Maria do Carmo Neves.

Com o objetivo de combater a possibilidade de "mais ruturas de medicamentos num futuro próximo”, a APOGEN pretende a suspensão da contribuição extraordinária sobre a indústria farmacêutica e a mitigação de políticas de contenção dos preços dos medicamentos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+