Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Associação Mutualista Montepio

Há falta de 4. 500 camas para seniores em Portugal

26 set, 2022 - 09:20 • Olímpia Mairos

Com a população a envelhecer, a esperança de vida a aumentar, e os problemas de saúde e demência, será necessário encontrar respostas privadas e sociais.

A+ / A-

Para responder às necessidades atuais da população idosa, Portugal necessita de mais 4.500 camas. Os dados são da Associação Mutualista Montepio (AMM), entidade responsável pela maior oferta privada para a terceira idade em Portugal, citados pelo jornal digital Dinheiro Vivo.

Segundo a AMM, o setor tem atualmente uma capacidade de 102. 555 camas, distribuídas por 2. 540 residências seniores, número considerado manifestamente insuficiente tendo em conta que o nosso país tem 2,3 milhões de pessoas com 65 anos ou mais e cerca de 700 mil acima dos 80.

Se não forem encontradas soluções, o problema tenderá a agudizar-se a cada ano.

O aumento dos atuais 2,4 milhões para 3,3 milhões de idosos em 2050 fará o atual défice aumentar para 24 mil.

Com a população a envelhecer, a esperança de vida a aumentar, e os problemas de saúde e demência, será necessário encontrar respostas privadas e sociais.

Neste contexto, face à elevada escassez de oferta em Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI), de cuidados continuados integrados e de saúde mental, a associação mutualista está já a estudar a expansão da sua rede de Residências Montepio.

O investimento nesta área enfrenta, no entanto, sérias dificuldades. De acordo com Ricardo Reis, partner e diretor de avaliação & advisory da Cushman & Wakefield (C&W), citado pela publicação, “a mensalidade numa residência privada ronda os 1.500 a 2. 000 euros - há mais caras -, e os portugueses não têm dinheiro para pagar estes preços”.

Uma oferta que não é para muitos bolsos tendo e conta que a pensão média paga pela Segurança Social é inferior a 500 euros e a da Caixa Geral de Aposentações ronda os 1.300 euros.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+