Tempo
|
A+ / A-

Mau tempo volta a fazer estragos em Manteigas. Autarca pede ajuda para preparar o inverno

22 set, 2022 - 10:40 • João Cunha com redação

A chuva provocou, esta quarta-feira, novos aluimentos de terras nas encostas da Serra da Estrela.

A+ / A-

Cinco casas ficaram inundadas e três viaturas danificadas após a chuva intensa, que se abateu sobre as freguesias de Sameiro e de Vale de Amoreira, no concelho de Manteigas, quarta-feira.

Há registo, ainda, de novos aluimentos de terras provenientes das encostas atingidas, em agosto, pelo incêndio da Serra da Estrela, o mais extenso desde o de Pedrogão Grande, em 2017.

O autarca de Manteigas lamenta que o Estado e o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) não façam mais em defesa das populações que residem no Parque Natural da Serra da Estrela.

“Colocam nas costas dos municípios, que já não têm capacidade para dar vazão às suas competências normais, aquilo que é um trabalho hercúleo que é necessário fazer nestas encostas”, lamenta Flávio Massano, explicando que, em causa, está “um trabalho de fundo, é de engenharia”.

“É perceber como conseguimos desviar linhas de água para zonas seguras, como conseguimos pôr as populações a salvo e evitar que estas ocorrências aconteçam durante o inverno. E isso, lamento dizê-lo, as camaras não têm competência, nem capacidade”, conclui.

O fogo que atingiu, este verão, a Serra da Estrela teve início a 6 de agosto na Covilhã e lavrou durante 11 dias estendendo-se aos concelhos de Manteigas, Gouveia, Guarda, Celorico da Beira e Belmonte.

Segundo o ICNF, desde julho a região da Serra da Estrela foi afetada por cinco grandes incêndios que atingiram mais de 28 mil hectares de área.

Na madrugada de 13 de setembro foi ativado o Plano Municipal de Emergência. Os prejuízos causados pela chuva intensa que afetou a freguesia de Sameiro, no concelho de Manteigas, na serra da Estrela, serão superiores a um milhão de euros, avançou o presidente da câmara local.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+