Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

“Houve falha humana”, no caso da idosa vítima de maus-tratos de Boliqueime, admite provedora

22 set, 2022 - 17:40 • Rosário Silva , com Redação

Idosa foi encontrada deitada na cama, com feridas, e coberta de formigas.

A+ / A-

A provedora da Santa Casa da Misericórdia de Boliqueime, em Loulé, reconhece que houve “negligência e maus-tratos”, no caso da idosa encontrada deitada na cama, com feridas, e coberta de formigas, como atesta um vídeo publicado nas redes sociais.

Em declarações à SIC-Notícias, Sílvia Sebastião diz que só teve conhecimento do vídeo esta quarta-feira e que já está a tomar medidas para responsabilizar os funcionários que estavam de serviço e que não acautelaram a situação.

“Nós consideramos que sim, que houve maus-tratos, houve negligência por parte dos funcionários relativamente à idosa”, afirmou, esta tarde de quinta-feira, a provedora.

“Nós tínhamos dois funcionários no turno da noite e as formigas, decerto, não foram para a cama da senhora em 30 minutos ou numa hora”, por isso, “considero que houve negligência porque os funcionários deviam ter feito a ronda a que são obrigados e houve esse descuido”, acrescentou a responsável.

Sílvia Sebastião disse ainda que só foi aberto um inquérito no mês de setembro, quando o caso, aconteceu em junho, porque só agora, ao ver o vídeo, teve noção que “a situação era tão grave”.

“Lamento, não me orgulho nada da situação que aconteceu”, referiu, ao mesmo tempo que admitiu que “houve falha humana” e que as circunstâncias em que se deu este caso “chocante” estão já a ser averiguadas pela própria instituição.

Por sua vez, a Segurança Social confirma ter aberto um processo de averiguações e informado o Ministério Público na sequência desta denuncia.

Num esclarecimento enviado à Renascença, refere ainda que, dois dias depois, foi realizada uma fiscalização aquele lar, não tendo sido verificada qualquer situação semelhante à denunciada.

Já o Ministério Público confirma à Renascença que os factos estão, nesta altura, a ser investigados.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+