Tempo
|
A+ / A-

Caso de utente coberta de formigas. Misericórdia de Boliqueime garante que será "implacável"

22 set, 2022 - 08:48 • Marta Pedreira Mixão , Celso Paiva Sol Redação

Ministério Público abre inquérito sobre caso da utente. Misericórdia de Boliqueime apresentou também queixa-crime contra "a autora" que filmou e divulgou o vídeo nas redes sociais.

A+ / A-

Um vídeo publicado nas redes sociais mostra uma utente do lar da Santa Casa da Misericórdia de Boliqueime, em Loulé, deitada na cama e coberta de formigas.

Segundo o (a) autor(a) do vídeo, a idosa estaria amarrada à cama, com uma ferida aberta, e o seu filho já teria realizado várias queixas à instituição.

A Santa Casa da Misericórdia de Boliqueime reagiu, na quarta-feira, através de uma publicação na rede social Facebook, na qual admite que o vídeo "documenta uma negligência grave" e informa que instaurou um inquérito para apurar os responsáveis pela situação, que descreve como "inadmissível".

"A Mesa Administrativa da Santa Casa da Misericórdia de Boliqueime, tendo tomado conhecimento do vídeo partilhado (...) determinou a instauração de um inquérito de natureza disciplinar para apurar quem é (são) o(s) responsável(is)por esta situação inadmissível e será implacável (...) na punição", lê-se no comunicado.

A nota refere ainda que foi apresentada uma queixa-crime contra "a autora" que filmou e divulgou o vídeo nas redes sociais.

De acordo com o Correio da Manhã, a utente, de 86 anos, acabou por morrer um mês depois deste episódio, que ocorreu em julho.

O gabinete do Ministério Público confirmou à Renascença que os factos estão a ser investigados e que foi determinada "a realização de autópsia médico-legal no âmbito de inquérito oportunamente instaurado".

Questionada pela Renascença, a Segurança Social adianta que recebeu, a 6 de setembro, "uma denúncia onde terá sido relatada uma situação de eventuais maus tratos a uma idosa, utente do lar da Santa Casa de Misericórdia de Boliqueime. Foi, de imediato, aberto um processo de averiguações e informado o Ministério Publico do teor da referida denúncia, estando em curso processo criminal".

No mesmo esclarecimento, a Segurança Social refere ainda que, dois dias depois, a 8 de setembro, "uma equipa inspetiva do Instituto da Segurança Social, acompanhada por um elemento da GNR, uma técnica de saúde ambiental, uma enfermeira e o Delegado de Saúde, realizou uma ação de fiscalização ao equipamento em questão. O processo de averiguações encontra-se em curso, não tendo sido verificada qualquer situação semelhante à denunciada".

Segundo informações facultadas à SIC pela provedora da Santa Casa da Misericórdia de Boliqueime, após esta situação captada em vídeo, a utente terá sido de imediato higienizada e tratada.

[Notícia atualizada às 14:48]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+