Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

SNS. Grávidas estão com dificuldades em agendar ecografias

20 set, 2022 - 07:55 • Anabela Góis com redação

Os hospitais não têm capacidade de resposta e há cada vez menos médicos com convenções.

A+ / A-

As grávidas estão com dificuldades em realizar exames no Serviço Nacional de Saúde (SNS), apesar de aparentemente ter o número suficiente de médicos com competência para fazer a ecografia obstétrica diferenciada.

Os hospitais não têm capacidade de resposta e há cada vez menos médicos com convenções.

O presidente do Colégio da especialidade da Ordem dos Médicos diz à Renascença que os problemas podem ser justificados pelo desvio dos especialistas dos hospitais para assegurar as urgências.

“O problema que temos identificado no SNS é que tem havido um desvio das atividades de rotina para as atividades dos blocos de partos das urgências. Portanto, temos hospitais com pessoas capazes de realizar ecografias, mas que não dedicam o tempo que deviam a este exame”, descreve João Bernardes.

Cerca de 250 médicos têm competência para fazer ecografia obstétrica diferenciada - um grau exigido na sequência do chamado caso do bebé sem rosto. Segundo o mesmo responsável, são mais do que suficientes para as necessidades, mas o problema é que aquilo que o SNS paga pela ecografia é tão pouco que os obstetras recusam fazer convenções com o SNS.

“Existe na zona norte, como no centro e no sul um número de especialistas com essa competência, que é suficiente. Agora, o que nos têm dito é que os pagamentos que se fazem, as exigências que este exame tem, para a exigência que este exame tem de duração, de equipamento, etc, nomeadamente a ecografia do 2.° trimestre, não compensa. Por isso, as pessoas não aceitam ter convenções. São ecografias que demoram tempo, exigem muita preparação, exigem bom equipamento e dão muito aborrecimento médico legal”, explica.

O que se passa no S. João?

O hospital de São João, no Porto, é apenas um exemplo, pois desde julho que não faz ecografia do 2.º trimestre às grávidas que são referenciadas pelos centros de saúde.

Manuel Melo, administrador da pediatria, diz que foi a solução encontrada para responder à falta de médicos para assegurarem as urgências. “Efetivamente, tivemos que reduzir a capacidade instalada nos turnos de ecografia no nosso centro de diagnóstico pré-natal para que alguns médicos pudessem também dar resposta ao serviço de urgência e à necessidade de o serviço de urgência de ginecologia-obstetrícia. O nosso centro de diagnóstico pré-natal dá resposta não só às grávidas que são seguidas no hospital de São João, mas também às que são referenciadas pelos cuidados de saúde primários”.

Garante que continuam a dar “resposta aquilo que é o chamado protocolo 1 que é a ecografia de 1.° trimestre e o rastreio bioquímico, uma vez que consideramos que essa resposta é bastante relevante do ponto de vista clínico e de eventual decisão dos pais e da mulher grávida.”

Face a esta situação, as grávidas têm de procurar médicos com convenções com o SNS para fazer ecografias, sendo que o serviço nacional de saúde paga menos de 20 euros por cada exame. Já a ADSE paga um pouco mais de 100 euros.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Rosilandia pedro Cor
    09 abr, 2024 Queluz 09:09
    Não estou a conseguir fazer ecografia desde 1° trimestre, estou já no 2° trimestre nada ainda não sei o que eu faço meu Deus!
  • Danielle Dos Santos
    20 mar, 2024 Lisboa 15:26
    Não estou conseguindo marcar a ecografia morfológica não sei mas oque faço
  • Beatriz Silva
    24 fev, 2024 Albufeira 11:34
    Eu estou grávida e aqui no Algarve está quase impossível fazer uma marcação de ecografia. Preciso fazer a ecografia 2°trimestre morfológica e não existe vagas, tentei recorrer até o particular mais esta complicado. E já perdi a do primeiro trimestre por falta de vagas e agora estou vendo que vou perder a segunda e se meu filho nascer com algum problema será que o SNS vai se responsabilizar por algum problema.. por que não tem vagas de nem de ecografia com urgência.
  • Olivia Gomes Silva
    18 dez, 2023 Rio de mouro 16:44
    Oi boa tarde como posso conseguir a marcação para ecografia de obstetrícia
  • Marlice Gonçalves Do
    24 out, 2023 Fetais camarate 14:17
    Estou com dificuldades em marcar Ecografia obstétrica 2 trimestre é urgente ssf mi ajuda
  • Fernanda Maria Almei
    31 ago, 2023 fundao 12:06
    nao consegue marca ecografia
  • Janice caralde
    06 jul, 2023 Lisboa 08:50
    One of pregnant woman has difficulty to get an appointment for ultrasound ,until now,im still searching a clinic able to do it😔
  • sehrish imtiaz
    21 jun, 2023 amadora 10:10
    ecografia obstetrícia

Destaques V+