Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Vacinação preventiva contra a varíola dos macacos vai mesmo avançar

16 set, 2022 - 08:12 • Olímpia Mairos com Redação

DGS atualiza norma e vai avançar com a vacinação preventiva. Não está definido ainda quem poderá beneficiar.

A+ / A-

A vacinação preventiva contra a varíola dos macacos vai mesmo avançar.

Até agora, só os casos confirmados ou contactos de risco é que estavam a ser vacinados, mas a Direção Geral da Saúde fez, na noite de quinta-feira, uma atualização da norma que permite uma vacinação mista: ou seja, também preventiva.

A DGS não esclarece, no entanto, quem é elegível e promete para breve a publicação da norma que define quem pode receber vacinação preventiva e como será administrada.

Para já, sabe-se que para poder avançar com a vacinação alargada, Portugal vai também definir uma estratégia de vacinação intradérmica – que permitirá um aumento de até cinco vezes mais doses disponíveis.

De acordo com a atualização da norma publicada no site da DGS, “estão a ser atualizadas as condições de operacionalização/disponibilização e equidade na gestão da reserva limitada de vacinas para a abordagem da vacinação preventiva e respetiva definição dos critérios de elegibilidade, adicionalmente à vacinação pós-exposição”.

A União Europeia anunciou terça-feira a compra de mais 100 mil doses da vacina de terceira geração - 2700 delas serão enviadas para Portugal.

O nosso país mantém a tendência de queda que se começou a registar desde meados de agosto, com mais dez casos confirmados ao longo da última semana (908 no total, desde o início do surto). É a terceira semana consecutiva em que há menos de 30 casos de "monkeypox" confirmados.

Portugal chegou a liderar a lista de países com mais casos confirmados por milhão de habitantes.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+