Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Manuel Pizarro. SNS tem problemas "mas também tem provas dadas"

15 set, 2022 - 22:05 • Lusa

No seu primeiro ato público, cinco dias depois de ter tomado posse, Manuel Pizarro sublinhou que o SNS mostrou a sua força “nos anos terríveis de pandemia”, mostrando que se trata de um serviço público de confiança.

A+ / A-

O ministro da Saúde, Manuel Pizarro, admitiu esta quinta-feira que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) tem problemas e dificuldades, apesar de se tratar “um serviço público em que os portugueses podem confiar”.

“Sim, é verdade que o Serviço Nacional de Saúde tem dificuldades e problemas, mas também não devemos esquecer que tem forças e provas dadas”, defendeu.

No seu primeiro ato público, cinco dias depois de ter tomado posse, Manuel Pizarro sublinhou que o SNS mostrou a sua força “nos anos terríveis de pandemia”, mostrando que se trata de um serviço público de confiança.

“Mesmo em comparação com outros serviços públicos de saúde de países mais ricos que nós, podemos ver o nosso Serviço Nacional de Saúde a dar uma resposta, baseada sobretudo no esforço e na dedicação dos seus profissionais”, alegou.

Minutos antes de participar na rega da ”Oliveira SNS”, que decorreu no Parque Verde da cidade de Coimbra, Manuel Pizarro evidenciou a importância de se reafirmar o compromisso com os valores do SNS.

“Quando reafirmamos o nosso compromisso com os valores do SNS, não podemos esquecer que esses valores têm de ter uma atualização, uma modernização dos serviços. Defender o SNS não pode ser uma atitude conservadora em relação a tudo o que temos e à forma de organizar os serviços”, alegou.

No seu entender, o que está em causa “é a ideia generosa de democratizar o acesso à saúde”.

“Isto é, garantir a todos e a todas, qualquer que seja o lugar onde moram ou as suas condições sociais, o acesso à inovação tecnológica na área da saúde, que nos permite viver mais e viver melhor”, concluiu.

O primeiro ato público do novo ministro da Saúde estava inserido na programação do simpósio “As crises sociais e o impacto do SNS”, promovido pela Ordem dos Médicos do Centro, que arrancou hoje e tem lugar até sábado.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+