Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Aveiro. SEF resgatou vítima de tráfico de seres humanos abandonado em navio

15 set, 2022 - 23:21 • Lusa

Cidadão de origem africana terá sido angariado na costa atlântica daquele continente com promessa de trabalho no navio em questão. Nunca recebeu remuneração e vivia à custa de donativos de trabalhadores do porto de Aveiro.

A+ / A-

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) resgatou um cidadão estrangeiro, de 20 anos, que esteve a trabalhar três meses num navio pesqueiro ancorado no porto de Aveiro sem receber qualquer remuneração ou alimentação, informou aquele organismo.

Segundo um comunicado divulgado na página do SEF na rede social Facebook, o cidadão de origem africana teria sido angariado na costa atlântica daquele continente com promessa de trabalho no navio em questão, mediante contrato de trabalho, alimentação e regularização documental à chegada a território nacional.

No entanto, durante os cerca de três meses em que trabalhou no barco "nunca lhe terá sido paga qualquer remuneração, nem lhe foi entregue cópia do contrato de trabalho que alegadamente celebrou”, refere a mesma nota.

À chegada a Portugal, o jovem terá sido abandonado no navio, uma vez que, como era do conhecimento da entidade patronal, “não reunia condições para entrar no país”.

Segundo o SEF, o cidadão “permaneceu no navio sem dinheiro nem alimentação, continuando a ser-lhe diariamente exigido pela entidade patronal a realização de trabalhos de manutenção da embarcação”.

Durante este tempo, a vítima de tráfico de seres humanos sobreviveu à custa de donativos por parte de cidadãos que desenvolvem atividade profissional na área portuária.

O SEF concedeu um visto especial ao cidadão que, entretanto, foi já instalado, em segurança, em instituição vocacionada para o apoio a vítimas de tráfico de seres humanos, tendo os factos sido comunicados ao Ministério Público.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • José J C Cruz Pinto
    16 set, 2022 ILHAVO 08:33
    E será muito difícil proceder à acusação do meliante proprietário da embarcação, ou ainda vão "investigar"?

Destaques V+