Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Turismo leva quartos de estudantes. Ministra diz que faz o possível

12 set, 2022 - 15:58 • Liliana Monteiro

Alunos queixam-se da falta de oferta de quartos e casas para alugar no Norte do país e dizem que a inflação fez disparar preços para 350 euros, em média. Ministra Elvira Fortunato diz que o plano nacional de alojamento e ajudas sociais estão em curso e pretende fazer mais reforços. Esta semana, serão assinados 119 projetos.

A+ / A-

VEJA TAMBÉM:


Depois da colocação na universidade os alunos do Porto (e um pouco por todo o país) enfrentam dificuldades em encontrar alojamento.

"A nossa perceção é que estas camas estão a ser mobilizadas para o turismo. O número de quartos está ainda mais reduzido. Os senhorios preferem alugar a turistas a preços mais elevados do que a estudantes do ensino superior", denuncia à Renascença Ana Gabriela Cabilhas, presidente da Federação Académica do Porto (FAP).

Esta federação, que representa 27 associações da Área Metropolitana do Porto e mais de 70 mil estudantes, diz que a inflação também está a prejudicar a conta das famílias que precisam de encontrar alojamento para os jovens que entram para a universidade.

Se a título privado a oferta é escassa, a nível social também não melhorou. "Nas residências de ação social não se sente o reforço. A execução do plano está a decorrer de forma curta, principalmente porque no contexto da pandemia os quartos que eram para três e quatro pessoas e passaram a single e, por isso, há um desafio acrescido e necessidade de reforço destas camas", explica Ana Gabriela Cabilhas.

Em declaração à Renascença a ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, reconhece que as medidas no terreno para suprir a dificuldade de alojamento não são excelentes.

Contratos para garantir mais de 15 mil camas

Elvira Fortunato recorda que há um programa em curso, anunciando que na próxima quinta-feira serão assinados novos contratos financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

"Vamos assinar 119 contratos. São 12 mil renovações de camas, algumas já existem, mas outras não estão em bom estado, juntam-se 3.700 novas camas em novas residências. Sabemos que é pouco e estamos a tentar um reforço de cerca de 72 milhões de euros para suprir mais necessidades", adianta a governante.

A maioria das camas serão criadas precisamente a Norte. “Elas estão mais concentradas na região Norte: Porto e Braga e Lisboa e Vale do Tejo", indica Elvira Fortunato.

O Governo não contava com o aumento do aluguer de quartos e de casas ao turismo e pediu, por isso, para que estes projetos sejam agora agilizados o mais rápido possível.

"O turismo aumentou muito e, porque queremos assinar os contratos rapidamente para que a execução seja rápida, estamos a pedir que as burocracias de licenças, etc… Por parte dos municípios tenham um cuidado especial para acelerar a finalização dos projetos", defende a ministra do Ensino Superior.

Quando estarão instalados os novos quartos? A Elvira Fortunato não consegue ainda responder: "As construções vão demorar mais tempo, no máximo dois anos. As renovações dependem do estado em que estão as residências e edifícios".

Elvira Fortunato diz estarem em cima da mesa em discussão medidas de ajuda não só aos estudantes como também às universidades por causa do aumento da inflação e do preço da energia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+