Tempo
|
A+ / A-

Universidades em risco. Reitores pedem programa de emergência ao Governo

11 set, 2022 - 09:57 • Filomena Barros , Fátima Casanova , Daniela Espírito Santo

Aumento dos preços da energia preocupam presidente do Conselho de Reitores, que teme pelo futuro das instituições.

A+ / A-

Veja também:


Há universidades que não vão aguentar a escalada de preços da energia: o aviso é feito à Renascença pelo presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP). António Sousa Pereira está apreensivo com o futuro das instituições, afetadas pelo aumento dos preços de gás e eletricidade.

"Em 2019 a UP gastou, durante todo o ano, 300 mil euros em gás. Em 2022, gastou um milhão e 300 mil nos primeiros três meses. E não é que tenha aumentado o consumo do gás, aumentou foi o preço", exemplifica.

O presidente do CRUP admite que há instituições que possam fechar portas e pede, por isso, ao Governo um programa de emergência.

"Há instituições que não vão, pura e simplesmente, aguentar. Acho que o próximo passo é... vamos ter de negociar com o Governo um programa de emergência que garante a competitividade do sector e que as instituições conseguem desempenhar as suas funções", declara à Renascença. E vai mais longe: "Admito que possam fechar portas porque, há instituições que, antes ainda do final do ano, não vão ter dinheiro para pagar as contas".

Em declarações à jornalista Filomena Barros, o presidente do CRUP, que é também reitor da universidade do Porto, fez as contas ao impacto que a subida do peço do gás está a ter no orçamento das instituições.

Também a presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos, Maria José Fernandes, diz que o dinheiro não chega para manter as instituições. "O valor que nos foi atribuído não chegará, naturalmente, para fazer face aos custos da inflação", admite. À Renascença diz que existem "instituições com necessidades de financiamento extra", sobretudo por causa de questões de energia, mas admite estar confiante que o Governo "irá também dar o apoio devido às instituições".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • ze
    11 set, 2022 aldeia 13:23
    Quando governa o PS todas as instituições ficam em risco.....será que vamos ter nova banca rota? não era a 1ª vez,depois lá viria ourto partido para tomar conta do país em crise novamente.....nunca mais nos livramos disto!......Chega.

Destaques V+