Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ivo Rosa deixa instrução do caso BES/GES

06 set, 2022 - 16:58 • Redação

Juiz fica apenas com a a fase de instrução do caso Octapharma.

A+ / A-

Ivo Rosa deixa de ser juiz de instrução do processo BES/GES, avançou esta terça-feira à tarde a SIC Notícias e confirmou a Renascença.

Será o juiz Pedro Correia a decidir se os arguidos vão ou não a julgamento, decidiu o Conselho Superior da Magistratura.

O juiz Ivo Rosa fica apenas com a instrução do caso Octapharma.

Em junho deste ano, o Conselho Superior da Magistratura (CSM) deu oito meses a Ivo Rosa para concluir a fase de instrução do processo BES/GES, que tem Ricardo Salgado entre os principais arguidos.

Este é o prazo considerado "adequado, porquanto o prazo legal de quatro meses é manifestamente insuficiente atenta a complexidade e dimensão do processo", sublinhou na altura o CSM.

O Ministério Público e o BES queriam acelerar a fase de instrução do caso Universo Espirito Santo, porque consideram que existe um perigo de prescrição.

O processo BES/GES conta com 29 arguidos (23 pessoas e seis empresas), num total de 356 crimes.

Considerado um dos maiores processos da história da justiça portuguesa, este caso agrega no processo principal 242 inquéritos, que foram sendo apensados, e queixas de mais de 300 pessoas, singulares e coletivas, residentes em Portugal e no estrangeiro.

Segundo o Ministério Público (MP), a queda do Grupo Espírito Santo (GES), em 2014, terá causado prejuízos superiores a 11,8 mil milhões de euros.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Luiz
    06 set, 2022 SANTO ANTÓNIO DOS CAVALEIROS 20:05
    O CSM, gosta de fazer as suas escolhas e nomeações, consoante o alvo que pretende abater ou ilibar!

Destaques V+