Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Atualização das pensões após 2023 não está fechada, diz ministra

06 set, 2022 - 15:03 • Sandra Afonso, com redação

Governo recusa que pacote de apoios resulte em poupanças para a Segurança Social.

A+ / A-

O Governo garante que a atualização das pensões após 2023 não está fechada. É a resposta às críticas à fórmula anunciada que altera a lei que estipula que os aumentos sigam a inflação.

Os pensionistas temem ficar a perder depois de 2023, mas a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, garante que nada está decidido para 2024 e que tudo será ainda avaliado ao longo do próximo ano.

“Durante 2023 vamos avaliar a situação. Neste momento, penso que nenhum de nós, de uma forma séria, consegue assumir o que vai acontecer na evolução da inflação, do emprego e na sustentabilidade da Segurança Social”, afirma Ana Mendes Godinho.

O Governo criou uma comissão com peritos para avaliação da sustentabilidade da Segurança Social “e é nessa sede que os valores subsequentes para 2024 serão avaliados mais uma vez, para não pôr em causa todo o sistema”, sublinha.

A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social falava esta terça-feira numa conferência de imprensa, com vários ministros, para detalhar as medidas de apoio às famílias em tempo de escalada de inflação.

Ana Mendes Godinho recusa que a Segurança Social esteja a poupar com a proposta de atualização das pensões para 2023.

“Não há aqui nenhuma lógica de poupança. Aqui a preocupação foi garantir o mesmo rendimento e o mesmo valor [em 2023 e que decorre do aumento das pensões prevista na fórmula legal]”, disse a ministra na conferência de imprensa conjunta para detalhar o pacote de medidas para apoio aos rendimentos das famílias para atenuar os efeitos da inflação, estimado em 2.400 milhões de euros em termos de impacto na despesa, aprovado esta segunda-feira em Conselho de Ministros.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Joao Pereira
    06 set, 2022 Rinchoa 23:56
    Se o governo pretende ser justo no aumento das pensões de velhice em 2023 e atribuir o "bónus" de meio mês em Outubro deste ano, porque não mantém o aumento de Lei de 8% em 2023 deduzindo 1/14 avos do valor pago este ano? Assim seria justo e não como pretende fazer...

Destaques V+