Tempo
|
A+ / A-

Detido suspeito de atear dois fogos em Montalegre

01 set, 2022 - 16:17 • Lusa, com redação

Os incêndios ocorreram nos dias 24 e 25 de agosto e terão sido "ateados durante o período noturno".

A+ / A-

Um homem de 58 anos foi detido por ser suspeito de atear, durante a noite, dois incêndios no concelho de Montalegre, no distrito de Vila Real, informou hoje a Polícia Judiciária (PJ).

Os incêndios ocorreram nos dias 24 e 25 de agosto e terão sido "ateados durante o período noturno", consumindo "área de mancha florestal constituída por mato", segundo divulgou a PJ, em comunicado.

De acordo com aquela polícia, "os incêndios colocaram em perigo uma vasta mancha florestal, constituída por mato e povoamentos de carvalho, de valor consideravelmente elevado, que apenas não foram consumidas devido à rápida intervenção dos populares e bombeiros".

O detido está "fortemente indiciado pela prática do crime de incêndio florestal" e "vai ser presente a interrogatório judicial para aplicação das medidas de coação tidas por adequadas", segundo a PJ.

Em entrevista à Renascença, o diretor nacional adjunto da Polícia Judiciária (PJ), Carlos Farinha, revela que este ano já foram detidas cerca de 140 pessoas suspeitas de terem provocado incêndios.

Carlos Farinha considera que, "com tantos avisos, é pouco aceitável falar-se em negligência nos incêndios".

Há casos em que "a negligência é juridicamente pouco aceitável" e devemos falar em "dolo eventual", com um moldura penal mais pesada, defende.

Num ano marcado por um aumento dos fogos, o diretor nacional adjunto da Judiciária admite que "a intervenção preventiva continua ainda a não ser suficiente, apesar de ser maior".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+