Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ex-sapador florestal suspeito de atear três fogos em Monção

31 ago, 2022 - 16:08 • Lusa

"Fazendo uso de viatura e motorizada pessoal, terá recorrido a chama direta para as respetivas ignições, e atuou motivado por incendiarismo", refere a Polícia Judiciária.

A+ / A-

A Polícia Judiciária (PJ) deteve um antigo sapador florestal, de 46 anos, suspeito de ter ateado três incêndios, nos dias 21 e 23, nas freguesias de Longos Vales, Lapela e Troviscoso, no concelho de Monção, foi hoje divulgado.

Em comunicado, a PJ de Braga adiantou que o homem, detido na terça-feira fora de flagrante delito, é trabalhador da construção civil e, anteriormente, desempenhou as funções de sapador florestal.

"Fazendo uso de viatura e motorizada pessoal, terá recorrido a chama direta para as respetivas ignições, e atuou motivado por incendiarismo", adianta a PJ.

Segundo aquela força policial, "os vários locais onde os incêndios ocorreram situam-se numa zona onde existem condições de propagação a manchas florestais de grandes dimensões, gerando enorme risco, potencialmente alimentado pela carga combustível ali existente e pela orografia própria da região, o que se traduziu em elevadíssimo perigo concreto para as pessoas, para os seus bens patrimoniais e para o ambiente".

Os três incêndios "consumiram vasta vegetação herbácea, arbustiva e arbórea, contabilizada em centenas de hectares, tendo sido extintos pela intervenção dos bombeiros, que alocaram para os locais elevado número de meios e elementos".

A PJ adiantou que "os locais das freguesias onde ocorreram os incêndios são, recorrentemente e há vários anos, alvo de ignições com natureza dolosa".

Após várias diligências, a PJ recolheu "vasto acervo probatório e permitiram a identificação, localização e detenção fora de flagrante delito do arguido, que será, hoje, presente à autoridade judiciária competente para primeiro interrogatório judicial e aplicação de medidas de coação".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+