Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Portugal compra seis helicópteros Black Hawk de combate a incêndios

30 ago, 2022 - 17:22 • Ricardo Vieira

A entrega dos dois primeiros helicópteros está prevista para o primeiro trimestre de 2023, indica a Força Aérea.

A+ / A-

A Força Aérea Portuguesa (FAP) anunciou a compra de seis helicópteros bombardeiros médios, Sikorski UH-60 Black Hawk, para combate a incêndios.

“O contrato para aquisição dos novos meios foi assinado, no passado dia 12 de agosto, com a empresa adjudicatária Arista Aviation Services, LLC”, avança a FAP, em comunicado.

O contrato de aquisição dos seis helicópteros “inclui o fornecimento de material e ferramentas, apoio técnico de manutenção até 2026 e formação para seis pilotos e 21 mecânicos”.

A entrega dos dois primeiros helicópteros está prevista para o primeiro trimestre de 2023, indica a Força Aérea.

A aquisição dos Sikorski UH-60 Black Hawk "é financiada em cerca de 81% por fundos comunitários, através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)".

Este modelo helicóptero permite "o transporte de uma equipa de 12 bombeiros e respetivo equipamento, com uma autonomia, com largada de água, de cerca de 150 minutos. Possui a capacidade de transportar até 2950 litros de água por largada", adianta a FAP.

O Governo anunciou este mês a compra de dois Canadair, no âmbito de uma operação conjunta da União Europeia, mas os aviões de combate a incêndios só deverão estar disponíveis em 2024, afirmou o primeiro-ministro, António Costa, no dia 12 de agosto.

Até lá, Portugal e os restantes países continuam dependentes dos modelos mais antigos já em uso, sublinhou o primeiro-ministro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • EU
    30 ago, 2022 PORTUGAL 17:09
    No lugar dos 12 Bombeiros, reduzam para metade e completem com TRÊS Paraquedistas e TRÊS Operações Especiais, bem ARMADOS.

Destaques V+