Tempo
|
A+ / A-

Madeira é autossuficiente em reservas de sangue e doou pela primeira vez ao continente

30 ago, 2022 - 20:23 • Lusa

A região tem atualmente cerca de 3.000 dadores benévolos de sangue que garantem perto de 6.000 dádivas por ano.

A+ / A-

A Madeira é autossuficiente em reservas de sangue e este ano, pela primeira vez, o Serviço Regional de Saúde fez doações ao território nacional, anunciou hoje o governo madeirense.

"A Região Autónoma da Madeira é autossuficiente em matéria de reservas de sangue. Os números baixaram durante a pandemia, mas, entretanto, voltaram a estabilizar", lê-se na informação disponibilizada pelo gabinete do secretário da Saúde do arquipélago.

Segundo a nota, a região tem atualmente cerca de 3.000 dadores benévolos de sangue que garantem perto de 6.000 dádivas por ano.

Os dados foram avançados no âmbito de uma reunião realizada hoje entre o secretário regional de Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, com a Associação de Dadores de Sangue da Região Autónoma da Madeira (ADSRAM).

O Governo Regional também destaca que "este ano, e pela primeira vez, o Serviço Regional de Saúde doou sangue ao continente (território nacional), tendo sido possível facultar 125 unidades de sangue ao Instituto Português do Sangue".

Ainda sobre o encontro de hoje, o executivo adianta que os elementos da ADSRAM "deram a conhecer as atividades que estão a ser desenvolvidas no âmbito da promoção da dádiva de sangue e de estilos de vida saudáveis".

Esta associação desenvolve a sua atividade em colaboração com o Serviço de Sangue e Medicina Transfusional do Serviço de Saúde da Madeira, no sentido incentivar a doação de sangue para fins terapêuticos, realça o comunicado.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+