Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

SIC dispensa taróloga que aconselhou vítima de violência doméstica a mimar o marido

16 jun, 2016 - 20:22

Polémica desencadeou uma onda de indignação, que gerou 200 queixas junto da Entidade Reguladora para a Comunicação Social.

A+ / A-

A taróloga que aconselhou uma vítima de violência doméstica a “mimar” o marido foi dispensada pela SIC, confirmou a estação de televisão ao jornal “Público”.

O caso aconteceu no início de Junho. Na rubrica da SIC “A Vida nas Cartas – o Dilema”, a taróloga Carla Duarte recebeu uma chamada de uma telespectadora que revelou ser agredida pelo marido há 40 anos.

Sem tentar aprofundar a acusação nem oferecer qualquer tipo de conselho prático, como de contactar as autoridades ou uma associação especializada em apoiar vítimas deste tipo de crime, Carla Duarte prosseguiu com a leitura das cartas de tarot.

A taróloga pediu à vítima de violência doméstica que tivesse paciência e desse “mimos” ao marido, porque “violência só gera violência” e a espectadora deve fazer o que puder para “cortar o ciclo”.

O vídeo chegou rapidamente às redes sociais e provocou uma onda de indignação nacional.

A Entidade Reguladora para a Comunicação Social recebeu 200 queixas relacionados com o caso.

A SIC expressou o seu “desagrado” com a postura da taróloga perante uma denúncia de violência doméstica e agora decidiu afastar Carla Duarte, que também já pediu desculpa pela forma como abordou a questão.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • fanã
    17 jun, 2016 aveiro 19:46
    Espero que a SIC não contrate mais nenhuma tartarogola vendedora de vento !
  • Jorge
    17 jun, 2016 Lisboa 16:50
    E a SIC? Quem a dispensa? Vamos todos ser Bonzinhos e hipócritas, pois já descansámos a consciência, mandado fora uma Taróloga ... calha bem, as pessoas vêem mas gostam de de dizer que detestam isso e é politicamente correcto mostrar um alto intelecto que não se prende com miudezas de cartas, tarot, mas sabe bem ir espreitar não sabe seus hipócritas? Entretanto uns tantos vão matando as suas mulheres e companheiras e não vi nada feito neste caso que permita mudar caminho ... nem a APAV, nem o Ministério Público, apenas conversa de ocasião ...
  • Helena A.
    17 jun, 2016 Lisboa 11:25
    Já vai tarde... Demasiado tarde! Deviam tê-la dispensado logo no próprio dia!!!!
  • Luis
    17 jun, 2016 Lisboa 09:10
    Costuma-se dizer, em casa de ferreiro espeto de pau. Porque é que a Taróloga antes do programa não leu as cartas para ela? Teria visto que estava em dia não e que o porgrama naquele dia ia ser a desgraçada dela. Há, só consegue ler para os outros, que pena.
  • Braga
    17 jun, 2016 Braga 08:43
    Isto faz-me lembrar os Padres e a Religião Católica. Quando na confissão uma mulher dizia que era vitima de violência domestica, o sr. Padre também lhe aconselhava a ter mais paciência com o marido, pois acima de tudo o divorcio é algo impensável aos olhos da igreja. Nunca vi nenhum Padre a ser julgado em praça publica por dar esse tipo de conselhos. Agora falar com uma Tarologa e ela aconselhar o mesmo que a Igreja Católica aconselha já é motivo para ser "apedrejada" na praça publica. Se era vitima de violência domestica, existe órgãos competentes para fazer queixa, e não ao Sr. Padre ou a Sra. Tarologa. Enfim....mais uma vitima das redes sociais!
  • EU
    16 jun, 2016 21:15
    Porquê?! A senhora ligou para uma vidente a denunciar um crime de violência doméstica... Quem era essa senhora? Ela não sabe o número da polícia?Toda a gente sabe que esses programas são de ficção. Por isso qualquer semelhança com a realidade é pura coincidência. Como dizia o saudoso Freddie Mercury: Show must go on !

Destaques V+