Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Seca

Câmara da Guarda defende construção de barragem no concelho de Celorico da Beira

29 ago, 2022 - 21:32 • Lusa

Autarca quer evitar descargas no rio Mondego a partir da barragem do Caldeirão.

A+ / A-

O presidente da Câmara da Guarda defendeu hoje o retomar do processo de construção de uma barragem no concelho de Celorico da Beira, para evitar descargas no rio Mondego a partir da barragem do Caldeirão.

"Nós estivemos muitos anos parados na necessária revisão do planeamento estratégico das reservas de água do nosso país. É mais que tempo para voltar a colocar em cima da mesa, 40 anos depois, a barragem da Cabeça Alta, em Celorico da Beira, para abastecimento de água àquele concelho e a parte do concelho de Fornos de Algodres", ambos no distrito da Guarda, disse hoje o autarca Sérgio Costa (Movimento Pela Guarda).

O presidente do município da Guarda, que falava na apresentação das "Medidas de Contenção Fundamentais para a Moderação dos Consumos de Água no Concelho da Guarda", disse que a construção da referida barragem evitaria "a necessidade das descargas no rio Mondego a partir da barragem do Caldeirão [que abastece a cidade e o concelho], para enchimento dos açudes que abastecem aquelas populações, tal como teve de acontecer há poucas semanas, o que levou a que a barragem do Caldeirão entrasse na fase crítica".

"Há muitos técnicos da área, e não só, que defendem que esta barragem já devia estar construída há muitos anos, e é tempo de retomarmos esta necessidade. A barragem não é no concelho da Guarda, é no concelho de Celorico da Beira mas, de uma forma indireta, afeta os recursos hídricos do concelho da Guarda e a forma como se faz o abastecimento [de água] no concelho da Guarda, em Celorico da Beira e em parte do concelho de Fornos de Algodres", justificou.

Sérgio Costa também disse que as reservas de água na serra da Estrela, "estando a diminuir com uma velocidade avassaladora", obrigam a "revisitar sem tabus e sem dogmas, o sistema de armazenamento da serra e a aumentar a sua capacidade".

"As reservas de água na serra da Estrela estão a baixar drasticamente e depois dos investimentos que foram feitos há muitos anos (...) vão ter que ser revisitados esses investimentos e outros que, eventualmente, possam ser feitos no país", disse.

Por outro lado, o responsável disse que é fundamental caminhar para a "boa gestão" dos vários sistemas de regadio, dando como "mau exemplo" a gestão do regadio da Cova da Beira (a partir da barragem do Sabugal) e o da barragem de Bouçacova (Pinhel).

Sérgio Costa disse, ainda, que a discussão pública do Plano Nacional de Regadio "tem de ser consequente" e lembrou que o município da Guarda defendeu a criação de pequenas barragens de regadio em pontos estratégicos do concelho, para "aumentar a percentagem de água no solo e a resiliência" do território.

"Este é o tempo para planearmos o futuro do nosso concelho e da nossa região em matéria de reservas de água", concluiu o presidente da Câmara Municipal da Guarda.

A seca prolongada no continente está a afetar as culturas, levou a cortes no uso da água e obrigou aldeias a serem abastecidas com autotanques.

Desde outubro de 2021 até agosto choveu praticamente metade do que seria o normal, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA colocava no final de julho 55,2% do continente em situação de seca severa e 44,8 em situação de seca extrema. Não havia nenhum local continental que estivesse em situação normal, ou em seca fraca ou mesmo em seca moderada.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+