Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Marcelo promulga fim das máscaras em transportes públicos

26 ago, 2022 - 18:12 • Lusa

O fim da obrigatoriedade do uso da máscara de proteção se estende aos aviões e às farmácias de venda ao público.

A+ / A-

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou hoje o diploma que altera a obrigação do uso de máscaras devido à covid-19, aprovado em conselho de ministros na quinta-feira.

Numa breve informação na página oficial da Presidência da República diz-se que Marcelo Rebelo de Sousa "promulgou hoje o diploma que altera as medidas aplicáveis no âmbito da pandemia da doença covid-19".

Na quinta-feira a ministra da Saúde, Marta Temido, anunciou após reunião do Conselho de Ministros que a utilização de máscara nos transportes públicos de passageiros devido à pandemia de covid-19 deixou de ser obrigatória.

"Atendendo à manutenção da evolução favorável, com uma tendência controlada da utilização dos cuidados de saúde e também com a informação cientifica disponível, [o Conselho de Ministros] entendeu ser adequado pôr fim à obrigatoriedade de utilização de máscaras ou viseiras nos transportes públicos de passageiros e também em táxis e TVDE", afirmou Marta Temido.

A governante explicou ainda que o fim da obrigatoriedade do uso da máscara de proteção se estende aos aviões e às farmácias de venda ao público. No entanto, Marta Temido ressalvou que continua a ser necessário usar máscara nos hospitais e em lares de idosos.

Na altura Marta Temido referiu que o diploma aguardava promulgação pelo Presidente da República, seguindo depois "os trâmites habituais".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+