Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Refugiados ucranianos no Algarve já não estarão em risco de despejo

30 mai, 2022 - 20:10 • Rafael Duarte

Com a perspetiva de um verão com muitos turistas na região, os refugiados ucranianos foram alertados pelos proprietários que deveriam libertar essas habitações. No entanto, as câmaras municipais já terão conseguido resolver a situação de grande parte destas pessoas.

A+ / A-

Com o aproximar do verão, muitos refugiados ucranianos no Algarve correram o risco de perder o alojamento, mas a situação já estará resolvida, com o apoio das autarquias

Com a perspetiva de um verão com muitos turistas, os refugiados ucranianos foram alertados pelos proprietários que deveriam libertar essas habitações. Ainda assim, as autarquias já conseguiram dar uma resposta a grande parte destas pessoas.

"A Câmara de Lagos está a usar o parque de campismo e o número de quartos não tem limite. Entretanto, também estão a fazer obras para transformar uma escola primária num local que possa receber cerca de 30 pessoas", conta-nos Roman Prystay, da Associação Ucranianos Portugal – Lagos, que destaca ainda o apoio dado pela autarquia local a estes refugiados ucranianos.

Estão registadas 405 pessoas, sendo que 300 recebem apoio seja com habitação, alimentação ou na colocação dos filhos em escolas e creches.

"Estamos a falar de 60 crianças integradas nas escolas e creches públicas, mais 20 nas creches privadas. Vão abrir ainda mais 20 vagas para crianças nas creches públicas". Para estas famílias, ter onde deixar os filhos é uma grande vantagem porque assim as mães destas crianças podem procurar trabalho durante o Verão, altura de maior procura a sul do país.

Entretanto, em Albufeira o apoio aos refugiados ucranianos é dado através do programa Porta de Entrada, que permite o financiamento das pessoas que têm contrato de aluguer até 50% do pagamento, segundo diz o Padre Andriy Voukunovych, presidente da Associação Alegria de Leste em Albufeira, que também não tem conhecimento de alguém em risco de ficar sem casa.

Apesar da situação estar regularizada, o Padre Adriy Voukunovych conta-nos que muitos ucranianos já voltaram ao país de origem: "Cerca de 1000 pessoas, 50 famílias, que tenho a certeza que já voltaram para a Ucrânia", e o mesmo nos afirma Roman Prystay: "75% de certeza que querem voltar. Sei que na semana passada foram 3 autocarros cheios com 50 lugares cada".

Em Lagos, a alternativa encontrada para realojar os refugiados ucranianos não tem data-limite porque também não há um prazo para o fim da guerra.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+