Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Aeroporto de Faro pode mudar de nome para Gago Coutinho

24 mai, 2022 - 19:53 • Rafael Duarte

A ideia foi lançada por um movimento de cidadãos algarvios. Objetivo é honrar o nome de Gago Coutinho, no centenário da Travessia Aérea do Atlântico Sul.

A+ / A-
Gago Coutinho, herói da aeronáutica portuguesa juntamente com Sacadura Cabral, tem origens em Faro e São Brás de Alportel. Foto: Sociedade de Geografia de Lisboa
Gago Coutinho, herói da aeronáutica portuguesa juntamente com Sacadura Cabral, tem origens em Faro e São Brás de Alportel. Foto: Sociedade de Geografia de Lisboa
Foto: Luís Forra/Lusa
Foto: Luís Forra/Lusa

Um movimento de cidadãos algarvios considera que o Aeroporto de Faro devia passar a chamar-se Aeroporto Almirante Gago Coutinho.

A ideia surgiu em 2019, mas abrandou com a pandemia. Agora voltou a ganhar força porque este ano celebra-se o centenário da Travessia Aérea do Atlântico Sul de Gago Coutinho e Sacadura Cabral.

"Chegou a altura de reavivarmos a nossa proposta", conta à Renascença o comandante Rui Cabrita, que integra este movimento que quer honrar o nome de Gago Coutinho, responsável por uma revolução na navegação aérea.

O comandante explica que o almirante tem origens em Faro e São Brás de Alportel e, por isso, considera que faz todo o sentido essa homenagem.

"Inclusivamente, tínhamos cá uma escola de aviação que tinha o seu nome, mas o corroer, correr, da história acabou com ela e nunca foi reposta. São essas coisas que quem conhece os factos fica um bocado doído", lamenta.

A pandemia e agora a guerra na Ucrânia fizeram com que a divulgação desta iniciativa ficasse reduzida essencialmente à componente militar.

Mas mesmo assim conseguiram chegar a alguma comunidade algarvia e várias assembleias municipais já aprovaram a alteração.

Segundo Rui Cabrita, "a proposta teve uma aceitação tal que, de um momento para o outro, isto explodiu”.

“Verificámos que agora a grande maioria, 99,9% das pessoas, está a aplaudir a ideia. A Câmara de São Brás de Alportel também agarrou na nossa ideia, aprovou-a e enviou uma moção para o Governo nesse sentido", sublinha.

A Renascença foi até ao Aeroporto de Faro perceber o que acham as pessoas desta possível alteração. Muitos sabem quem foi Gago Coutinho e a maioria concorda com a proposta.

Desde "é uma boa ideia visto que foi uma pessoa importante e fez a primeira travessia que tem tudo a ver com o aeroporto" a "devia ser chamado Aeroporto do Algarve porque serve a região toda" ou "é uma justa homenagem" e ainda "se os outros já têm nome porque é que Faro não pode ter também?".

Por enquanto aguarda-se que o Governo se pronuncie, mas este grupo que propõe a alteração do nome do Aeroporto de Faro está confiante que a resposta será favorável.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+