Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Dominado incêndio em Ourém

20 ago, 2022 - 10:04 • Redação com Lusa

Seis aéreos ajudam o trabalho dos 693 operacionais no terreno, apoiados por mais de 200 veículos.

A+ / A-

O fogo na freguesia de Espite, em Ourém, foi dado como dominado. Os operacionais no terreno avançam agora com os trabalhos de consolidação.

Jorge Gama, comandante dos bombeiros de Vila Nova da Barquinha ao serviço no CDOS de Santarém, explicou que este incêndio “está em resolução desde as 9h45”, concentrando ainda no perímetro 678 operacionais, 210 veículos e seis meios aéreos.

“Mantém-se o dispositivo todo no local. Estamos com atenção aos pontos quentes e esperamos que não haja reativações, que é uma preocupação”, referiu o responsável, alertando: “O rescaldo vai ser demorado. Com o aumento da temperatura e o vento, a humidade vai baixar bastante e pode haver alguma reativação”.

Ao início desta manhã, o Comandante Nuno Morgado, do CDOS de Santarém, falava em duas pequenas frentes ativas e esperava ter o incêndio dominado nas próximas horas. À Renascença, referiu que as principais dificuldades estão relacionadas com os acessos e as características do terreno. “No entanto, as operações estão a evoluir favoravelmente.”

Este fogo obrigou ao corte da circulação ferroviária na Linha do Norte desde cerca das 18h30, segundo fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Santarém. A circulação na Linha do Norte só foi reposta às 1h20 de hoje, confirmou entretanto à Lusa fonte oficial da CP - Comboios de Portugal.

De acordo com o site da Proteção Civil, há sete incêndios ativos em território continental.

Portugal regista mais de 92 mil hectares ardidos este ano, mas, segundo, a Secretária de Estado da Proteção Civil, este é um número inferior ao que seria esperado, face às condições meteorológicas que o país tem atravessado.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+