Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Incêndios. Governo declara situação de alerta entre 21 e 23 de agosto

19 ago, 2022 - 13:41 • Ricardo Vieira

Ministro da Administração Interna anuncia a contratação de mais equipas de combate a incêndios, reforço da vigilância e pagamentos antecipados aos bombeiros. Haverá limitação de uso do fogo, máquinas e acesso a espaços florestais.

A+ / A-

Portugal continental vai estar em situação de alerta entre domingo e terça-feira, nos dias 21, 22 e 23 de agosto, anunciou hoje o ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro.

A decisão foi tomada na sequência das previsões meteorológicas que apontam para a uma nova onda de calor e vento nos próximos dias.

Entre domingo e terça-feira, haverá limitação quanto ao uso do fogo, uso de máquinas e acesso e uso dos espaços florestais. As medidas serão detalhas em despacho, adiantou o ministro após uma reunião na Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), em Carnaxide (Oeiras).

O ministro da Administração Interna anunciou também a contratação de mais equipas de combate a incêndios, num total de 500 operacionais.

Os pagamentos aos bombeiros serão antecipados.

Haverá um reforço de patrulhamento com mais 25 equipas. O governante alerta para a duplicação dos casos de fogo posto e para os incêndios provocados por razões acidentais.

"Vamos ter atenção redobrada por ter havido até agora aumento do incendiarismo, que duplicou. Estamos a falar agora de 26% de causas que em princípio estão relacionadas com incendiarismos e 64% por uso de fogo por razões acidentais", afirma José Luís Carneiro.

A manutenção da situação de alerta será reavaliada na terça-feira da próxima semana.

"Vamos viver um período muito exigente", afirma José Luís Carneiro, que se pode "prolongar até ao final de setembro".

A situação de alerta é justificada com a previsão para os próximos dias de temperaturas de 40 graus, vento forte, manutenção da seca severa e extrema e a massa florestal acumulada, adiantou.

[em atualização]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+