Tempo
|
A+ / A-

Agropecuária. Termina prazo para candidaturas a apoios

19 ago, 2022 - 04:36 • Lusa

Estão disponíveis mais de 24 milhões de euros em subsídios para ajudar a fazer face aos prejuízos provocados pela guerra na Ucrânia.

A+ / A-
Os produtores agropecuários afetados pelos constrangimentos decorrentes da guerra, têm até esta sexta-feira para se candidatarem à reserva de crise de 24,3 milhões de euros.

Inicialmente, o período de candidaturas terminavam em 12 de agosto, mas o Ministério da Agricultura decidiu prolongá-lo até hoje, devendo o pagamento ser efetuado até 30 de setembro.

Em causa estão 24,3 milhões de euros, montante que tem por objetivo promover a sustentabilidade económica do setor, a sua manutenção e a capacidade de abastecimento do mercado.

Do total, 13,5 milhões de euros destinam-se ao setor do leite de vaca, 6,4 milhões de euros ao da carne de suíno e 4,4 milhões de euros ao das aves de capoeira.

Este apoio “teve em conta o maior impacto do aumento dos custos dos fatores de produção registado desde o início da guerra, nomeadamente a alimentação animal, energia e os fertilizantes, bem como os apoios que estão a ser aplicados nos Estados-membros da União Europeia geograficamente mais próximos e que competem nos mesmos mercados que Portugal”, assinalou, em julho, o executivo.


Do total, 13,5 milhões de euros destinam-se ao setor do leite de vaca, 6,4 milhões de euros ao da carne de suíno e 4,4 milhões de euros ao das aves de capoeira.Este apoio "teve em conta o maior impacto do aumento dos custos dos fatores de produção registado desde o início da guerra, nomeadamente a alimentação animal, energia e os fertilizantes, bem como os apoios que estão a ser aplicados nos Estados-membros da União Europeia geograficamente mais próximos e que competem nos mesmos mercados que Portugal", assinalou, em julho, o executivo.

A este montante soma-se a medida excecional, destinada ao continente, que é financiada pelo Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural (FEADER), com 57,1 milhões de euros.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+