Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Mais de 6.500 enfermeiros pediram escusa de responsabilidade. "Isto causa sofrimento"

18 ago, 2022 - 07:04 • Redação com Lusa

A bastonária Ana Rita Cavaco lamenta que os utentes continuem a pagar a fatura. "A segurança do doente está intimamente ligada ao número de enfermeiros em cada serviço".

A+ / A-

Mais de 6.500 enfermeiros pediram escusa de responsabilidade principalmente por falta de profissionais para garantir a segurança dos cuidados prestados, sendo a maioria trabalhadores dos hospitais de Leiria e das Caldas da Rainha.

Os números revelados pela Ordem dos Enfermeiros (OE) mostram que as declarações de escusa de responsabilidade quintuplicaram desde novembro de 2021, altura em que tinham sido entregues 1.300 declarações.

"Em causa está a degradação dos serviços, sobretudo devido à falta de enfermeiros, o que leva ao incumprimento das dotações seguras, pondo em causa a qualidade e segurança dos cuidados prestados", refere a Ordem.

A Ordem dos Enfermeiros já recebeu 6.541 pedidos de escusa de responsabilidade, mais 974 face a junho (5.567), quando divulgou os últimos dados.

A bastonária Ana Rita Cavaco lamenta que os utentes continuem a pagar a fatura. “A segurança do doente está intimamente ligada ao número de enfermeiros que tenho em cada serviço, porque somos nós que estamos lá 24 horas por dia.”

O que os estudos internacionais dizem é que por cada doente que um enfermeiro tem a mais, a taxa de mortalidade sobe 7%. “Não só estamos a falar da qualidade dos cuidados, como da vidas das pessoas”, alerta em declarações à Renascença.

“Um enfermeiro que assina uma escusa assume publicamente que não é capaz, não estando a conseguir chegar a toda a gente. Isto causa sofrimento a estes profissionais”, sublinha.

Zona Centro com 4.500 pedidos

Entre as declarações que chegaram à OE, a maioria corresponde a profissionais do Hospital de Leiria (3.484), do Centro Hospitalar do Oeste (constituído pelas unidades hospitalares de Caldas da Rainha, Peniche e Torres Vedras) - Caldas da Rainha (561) e do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (338).

A região Sul, com um total de 1.726 declarações de escusa, é a segunda zona do país mais afetada, com o hospital do Algarve a encabeçar o número (197), seguido do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte, que integra o Hospital Santa Maria (195) e o Hospital Pulido Valente.

O Hospital Fernando da Fonseca (Amadora-Sintra) e o Hospital de Setúbal também têm "um grande número de escusas apresentadas por enfermeiros", com 174 e 137, respetivamente.

Na região Norte, 132 profissionais apresentaram esta declaração, a maioria no Hospital Santa Maria Maior (47), em Barcelos, no Hospital São João (33), no Porto, no Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho (21) e no Hospital de Braga (19).

Nos Açores, 128 enfermeiros recorreram a esta declaração, enquanto na Madeira foram 37.

Em janeiro de 2021, em plena crise pandémica, a OE disponibilizou esta declaração para acautelar eventuais ações disciplinares, civis ou mesmo criminais dos doentes a seu cargo.

Citando estudos internacionais, a ordem refere que "por cada doente a mais a cargo de um enfermeiro a mortalidade sobe 7% nos hospitais".

Ao “Diário de Notícias”, Ana Rita Cavaco adianta que as últimas declarações de escusa chegaram de Unidade de Tratamento Intensivo Coronário do Hospital de Santa Maria.


[notícia atualizada com declarações da bastonária]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Jm
    18 ago, 2022 Seixal 12:15
    A bastonária Ana Rita Cavaco já não tem credibilidade nenhuma junto dos enfermeiros, atualmente é apenas uma porta-voz do PSD.

Destaques V+