Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

incêndios

Marcelo. Governo vai divulgar medidas mais complexas para as próximas semanas

18 ago, 2022 - 20:55 • Ana Carrilho com Redação

Marcelo alerta para duas semanas difíceis. O chefe de Estado pede aos portugueses para "estarem atentos a tudo o que podem fazer para minizar os fatores de risco".

A+ / A-

O Presidente da República afirmou que na sexta-feira serão anunciadas as medidas para os próximos dias devido ao risco de incêndio e alertou que as próximas duas semanas se preveem difíceis.

"Amanhã haverá uma conferência de imprensa em que será anunciado o conjunto de medidas que se entende que são adequadas para os próximos dias e semanas. Isso deve ser visto de uma forma muito firme, mas muito serena porque se tem a convicção de que apesar de tudo não estamos perante a situação dramática que justificou aquele apelo inicial e aquele bloco de medidas iniciais", disse aos jornalistas Marcelo Rebelo de Sousa no final do "briefing" operacional na Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), em Lisboa.

O chefe de Estado português pediu aos portugueses para "estarem atentos a tudo o que podem fazer para minizar os fatores de risco", numa altura em que o país poderá enfrentar uma nova vaga de calor e pouco depois de se ter extinguido o maior incêndio dos últimos quatro anos, na Serra da Estrela.

Marcelo Rebelo de Sousa garante que o desafio "é de todos" e que isso também se reflete na "unidade do poder político", em que inclui a Presidência, o Governo e os autarcas.

"Além de ter uma palavra especial para os operacionais que estão há semanas numa dedicação sem limites", acrescenta.

Questionado pela Renascença, o Presidente da República abre os horizontes da crise de seca a toda a Europa.

"A União Europeia tem enfrentado um problema de severidade de seca comum e aquilo que, até agora, parecia ser uma fatalidade de um ou dois países. A UE vai ter de enfrentar essa realidade como um problema comum", considera.

"Tem de se encontrar respostas europeias", conclui.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Americo
    19 ago, 2022 Leiria 07:56
    "...Amanhã haverá uma conferência de imprensa em que será anunciado o conjunto de medidas que se entende que são adequadas para os próximos dias e semanas...." Pergunto: O que é que os Portugueses fizeram para merecer ter como PR e 1º Ministro dois "irresponsáveis" e incompetentes ?

Destaques V+