Tempo
|
A+ / A-

Decisão de Sérgio Figueiredo é "uma vitória da opinião pública", diz Frente Cívica

17 ago, 2022 - 08:14 • João Cunha com redação

O antigo diretor da TVI desistiu do cargo de consultor estratégico do Ministério das Finanças. Paulo Morais, presidente desta associação, diz que "sai pela porta pequena".

A+ / A-

"Para mim chega! Sou a partir deste momento o ex-futuro consultor do ministro das Finanças. Sossego as almas mais sobressaltadas de que não cheguei a receber um cêntimo, sequer formalizei o contrato que desde a semana passada esperava pela minha assinatura", pode ler-se num texto assinado por Sérgio Figueiredo no Jornal de Negócios. Para o presidente da Associação esta decisão é uma vitória da opinião pública.

"Sai pela porta pequena. Por uma porta onde acabou por nunca entrar. Acho que isso deve ser de saudar", assume Paulo Morais à Renascença, acrescentando: "Acho que é uma vitória de uma opinião pública que, normalmente, em Portugal, não tem capacidade de evitar este tipo de escândalos".

Depois da polémica, Sérgio Figueiredo anunciou a renuncia do cargo de consultor estratégico do Ministério das Finanças, cargo para o qual foi convidado pelo ministro Fernando Medina. No artigo, o antigo diretor de informação da TVI afirmou que a situação ficou insuportável.

"Ficou insuportável tanta agressividade e tamanha afronta, tantos insultos e insinuações. Não tolero estes moralistas sem vergonha, analistas sem memória. Vergo-me aos assassínios de caráter, atingido pela manada em fúria, ferido por um linchamento público e impiedoso. É lixado desistir. É a forma mais definitiva de dizermos que não vale a pena – e não vale a pena, porque não vale tudo", lamenta no artigo.

Sérgio Figueiredo refere que as críticas feitas à sua nomeação para o cargo de consultor são "mentiras, logros, intrujices ou, simplesmente, maledicências".

O jornal Público noticiou a 9 de agosto que o Ministério das Finanças tinha contratado o antigo diretor de informação da TVI e ex-administrador da Fundação EDP Sérgio Figueiredo como consultor estratégico para fazer a avaliação e monitorização do impacto das políticas públicas, escolha que motivou críticas de partidos políticos, à direita e à esquerda, e de comentadores políticos.

De acordo com o que foi confirmado pela Renascença junto do Ministério das Finanças, Sérgio Figueiredo teria assinado um contrato de dois anos no valor de 140 mil euros, o que significa um salário bruto mensal de 5.832 euros, mais mil euros que o salário bruto do próprio ministro das Finanças, que é de cerca de 4.700 euros.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • João Lopes
    17 ago, 2022 Porto 17:17
    O atual Ministro das Finanças também deveria pedir a demissão.
  • Americo
    17 ago, 2022 Leiria 10:49
    ""....Sai pela porta pequena. Por uma porta onde acabou por nunca entrar. Acho que isso deve ser de saudar", assume Paulo Morais à Renascença, acrescentando: "Acho que é uma vitória de uma opinião pública que, normalmente, em Portugal, não tem capacidade de evitar este tipo de escândalos"......" CONCORDO
  • jalopes
    17 ago, 2022 Porto 08:49
    Falta a demissão do Ministro das Finanças.

Destaques V+