Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Marinha trava trasfega de crude ao largo da Madeira

16 ago, 2022 - 15:49 • Rosário Silva

Foram intercetados dois navios que “aparentavam um padrão de navegação que indiciava preparativos para a prática de abastecimento no mar e trasfega de crude”, esclarece a Marinha Portuguesa.

A+ / A-

O Centro de Operações Marítimas da Marinha detetou este domingo, no espaço marítimo de interesse nacional, o movimento suspeito de dois navios petroleiros dentro das águas sob jurisdição nacional.

Afeto ao dispositivo do arquipélago da Madeira, “o NRP Mondego dirigiu-se para o local, a cerca de 200 milhas náuticas, o equivalente a mais de 370 quilómetros, da ilha da Madeira”, explica o comunicado da Marinha Portuguesa, enviado à Renascença.

No âmbito da patrulha e vigilância dos espaços marítimos, foi estabelecida a comunicação com “os dois navios-tanques, o “Cristal Rose" e o “Natalina 7", ambos de pavilhão do Panamá, sendo o proprietário das ilhas Marshall e da China, respetivamente”.

Os navios, indica a Marinha, encontravam-se “sem seguimento, perto do limite noroeste da Zona Económica Exclusiva da Madeira (ZEE)” e “aparentavam um padrão de navegação que indiciava preparativos para a prática de abastecimento no mar e trasfega de crude entre navios”, tendo o Mondego feito a aproximação e estabelecido comunicação com os mesmos.

O “Cristal Rose" revelou estar a aguardar instruções para realizar a atividade de trasfega de crude, tendo-lhe sido participado que “Portugal, ao abrigo da Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar, não autoriza a realização atividades de reabastecimento na Zona Económica Exclusiva nacional, pois acarretam um risco potencial para a ocorrência de poluição no mar”.

O navio acabou por se afastar da ZEE, em direção a Gibraltar, com a Marinha a acompanhar esta operação para assegurar o cumprimento das normas estabelecidas.

Quanto ao “Natalina 7", “que se encontrava a cerca de 50 milhas do primeiro foi igualmente intercetado pelo NRP Mondego”, tendo-lhe sido igualmente comunicadas as regras instituídas dentro da ZEE nacional.

“Este navio após ter sido avisado saiu das águas de jurisdição portuguesas, mantendo um rumo oeste, encontrando-se atualmente fora ZEE na Madeira”, acrescenta a mesma nota.

O Centro de Operações Marítimas da Marinha Portuguesa, recorde-se, é quem assegura que este género de atividades na ZEE não se realiza, tendo em conta “o risco de derrame de hidrocarbonetos que acarreta”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+