Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Incêndios

Autarca da Guarda diz que incêndio está "completamente desgovernado"

13 ago, 2022 - 21:31 • Filipa Ribeiro , Diogo Camilo

Grupo de 60 campistas foi colocado em segurança e aldeia de Soida foi evacuada. Sérgio Costa levanta hipótese de "mais um fogo posto" em terrenos que também pertencem ao Parque Natural da Serra da Estrela.

A+ / A-

O incêndio na Guarda que obrigou à retirada de pessoas na Aldeia Viçosa está “completamente desgovernado”, avança à Renascença o autarca local.

“O incêndio continua completamente desgovernado. Está numa zona de difícil acesso, de serra. Está a descer neste momento para a aldeia da Mizarela e noutra frente para Vila Cortês do Mondego. Tivemos de evacuar a aldeia de Soida, anexa a Aldeia Viçosa, e tivemos que evacuar também um grupo de 60 campistas, que já estão em segurança na Guarda”, afirma Sérgio Costa.

Segundo o autarca, este incêndio é de combate muito difícil devido ao “muito vento” e às “condições climatéricas que mudam constantemente”, que lembra que também esta zona pertence ao Parque Natural da Serra da Estrela.

Sérgio Costa levanta ainda a hipótese de este ser “mais um fogo posto” e apela à “vigilância efetiva” no local. O incêndio é "totalmente independente" do maior fogo deste ano, que durante uma semana consumiu na Serra da Estrela a maior área ardida deste ano: cerca de 17 mil hectares, quase 20% de todo o Parque Natural da Serra da Estrela.

Pelas 21h30, estavam no local a combater as chamas 354 operacionais, apoiados por 92 meios terrestres.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+