Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Incêndio na Serra da Estrela. Uma frente mantém-se ativa e há risco de reativações

12 ago, 2022 - 13:14 • Redação

Dois dos cinco bombeiros feridos ontem no combate às chamas na Guarda continuam internados, mas com prognóstico favorável.

A+ / A-

Ao sétimo dia de incêndio no Parque Natural da Serra da Estrela, as chamas continuam por dominar. E apesar de o cenário ser, neste momento, de maior estabilidade, continua elevado o risco de reativações esta sexta-feira à tarde.

A informação foi avançada ao início desta tarde em conferência de imprensa pelo segundo comandante nacional de Emergência e Proteção Civil, Miguel Cruz.

"O incêndio no restante perímetro [para lá da Serra da Estrela] apresenta-se mais estabilizado, o trabalho durante o dia vai incidir nesta zona e nos restantes pontos quentes ao longo do perímetro do incêndio para garantir a sua consolidação e tendo em atenção a possibilidade de ocorrência de reativações durante a tarde, que vamos tentar que sejam controladas."

O incêndio na Serra da Estrela, que deflagrou no concelho da Covilhã no passado sábado e alastrou para Manteigas, Gouveia, Guarda e Celorico da Beira, é já o maior a atingir o território nacional este ano, tendo já consumido um quinto do Parque Natural.

Prognóstico positivo para dois feridos graves

Dos cinco bombeiros envolvidos num acidente com uma viatura de combate às chamas ontem, em Celorico da Beira, no distrito da Guarda, dois já tiveram alta hospitalar e um poderá sair do hospital ainda hoje.

O capotamento de uma viatura dos bombeiros de Loures numa das frentes ativas do incêndio na quinta-feira resultou em três feridos graves e dois ligeiros.

De acordo com o coordenador do gabinete de crise do INEM, Tiago Augusto, dois dos feridos graves vão "ficar em monitorização", um internado no hospital de Viseu, o outro no hospital da Guarda.

"Do acidente resultaram cinco vítimas, três delas graves. Felizmente, as lesões carecem de vigilância mas o prognóstico é o de recuperação destes operacionais."

Pelas 13h30, de acordo com dados disponibilizados no site da Proteção Civil, estavam no terreno quase 1.600 operacionais, apoiados por 460 meios terrestres e 18 meios aéreos, incluindo uma aeronave cedida por Espanha.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+