Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Com greve à porta, Sindicato da Aviação Civil negoceia serviços mínimos

12 ago, 2022 - 13:48 • Sandra Afonso

Em cima da mesa no encontro com a DGERT e a Portway está a negociação de serviços mínimos face à paralisação convocada pelos trabalhadores de handling para 26, 27 e 28 de agosto.

A+ / A-

O Sindicato dos Trabalhadores da Aviação Civil reúne-se às três da tarde desta sexta-feira com a Direção Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT) e a Portway para negociar serviços mínimos.

Em causa está a greve marcada para 26, 27 e 28 de agosto em quatro aeroportos nacionais: Lisboa, Porto, Faro e Funchal. Os trabalhadores de handling protestam contra a política de recursos da Associação Nacional de Aeroportos (ANA) e reivindicam aumentos salariais imediatos.

Em comunicado, dizem ter sido convocados pela DGERT e pela Portway, empresa do grupo VINCI que opera, sobretudo, com companhias de baixo custo. Em cima da mesa está a garantia de serviços mínimos durante a paralisação de três dias.

O SINTAC exige o pagamento de feriados a 100% a todos os trabalhadores, a atualização do salário indexada à inflação, o cumprimento do Acordo de Empresa de 2016 e uma avaliação de desempenho que não trave progressões.

Acusam ainda a Portway de promover um “clima de terror psicológico, onde proliferam ameaças e instauração de processos disciplinares, criando uma instabilidade social sem par na história da empresa”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+