Tempo
|
A+ / A-

Secretária de Estado admite possíveis falhas no combate ao incêndio na Serra da Estrela

11 ago, 2022 - 22:12 • Redação

Ainda assim, Patrícia Gaspar recusa as críticas de que há descoordenação no terreno.

A+ / A-

A secretária de Estado da Proteção Civil, Patrícia Gaspar, admite que pode ter havido falhas no combate ao incêndio da Serra da Estrela, embora recuse as críticas de que há descoordenação no terreno.

Em entrevista à RTP, a governante diz que eventuais erros se podem dever às dificuldades em gerir uma operação muito complicada.

"As supostas falhas de que temos ouvido falar não deixam de ser sentidas por aqueles que num dado momento sentem a operação no sítio em que estão, da perspetiva que têm. E nós temos que olhar para esta operação na sua globalidade. É uma operação com enorme complexidade, portanto não posso descartar que num dado momento possa ter havido alguma coisa que não correu conforme expectável", admitiu a secretária de Estado.

A secretária garante que não há falta de meios no terreno nem um problema de "descoordenação".

"O que temos é uma operação muito difícil de gerir, aqui e em qualquer país do mundo", afirma Patrícia Gaspar.

Apesar de este ser, até agora, o maior fogo do ano, o Governo não ativou o mecanismo europeu de combate a incêndios, como fez em julho. Patrícia Gaspar justifica a decisão com a facilidade de mobilização de meios, como diz ser a ajuda de um Canadair espanhol.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • a souza souza
    12 ago, 2022 alverca 14:04
    Já admite falhas...no Outono admite incompetência
  • Paulo Machado
    12 ago, 2022 Porto 11:51
    Boa tarde, Com um comandante da proteção civil sem competências e com um conhecimento escaços no combate e péssimo a gerir recursos
  • Paulo Machado
    12 ago, 2022 Porto 11:51
    Boa tarde, Com um comandante da proteção civil sem competências e com um conhecimento escaços no combate e péssimo a gerir recursos
  • EU
    12 ago, 2022 PORTUGAL 09:56
    Como Alguém dizia, olhe que NÃO, olhe que NÃO. Senhora Secretária de Estado da " PROTEÇÃO CIVIL ", imagine um cenário parecido com este, mas diferente em vegetação. Em vez de árvores e arbustos, veja CAPIM intenso " BASTO ". Em vez de estradas e ACEIROS ou caminhos florestestais, veja trilhos sem NORTE. Em vez de FUMO e FOGO, veja, ou imagine RAJADAS de METRALHADORAS. Imagine um CENÁRIO DESSES e veja esse CAPIM a arder como na Serra, vir na NOSSA DIREÇÃO em círculo. Isso sim, isso é que ERA o INFERNO e graças à TECNICA e a DEUS, todos saímos de lá. O RESTO Senhora Secretária de Estado é TUDO menos CAPACIDADE de DIRIGIR. E como RESPEITO os Bombeiros, não lhe direi mais nada porque não sou como aquele que vai para o Ministério das Finanças. Mas também TUDO o que o Primeiro Ministro(?) diz é BALELA. Zelensky logo no dia da INVASÃO do seu País despiu o FATO e ainda anda em CAMISOLA de combate.
  • Americo
    12 ago, 2022 Leiria 07:51
    Bom dia. Que tristeza de "governantes".............

Destaques V+