Tempo
|
A+ / A-

Fogo na Serra da Estrela. "Todo o perímetro está em trabalhos de rescaldo ou em vigilância”

10 ago, 2022 - 09:50 • Redação

O dispositivo de combate foi reforçado. No terreno estão 1.200 operacionais e foram mobilizados oito meios aéreos.

A+ / A-

Ao quinto dia, o fogo na Covilhã parece estar a ceder. É pelo menos o que avançou à Renascença o comandante de Operações no Comando Nacional da Proteção Civil.

Uma das duas frentes do incêndio está praticamente dominada. “O combate está a evoluir favoravelmente, pois durante a noite correu bastante bem, e uma das frentes ativas encontra-se 80% dominada. Todo o perímetro do incêndio está ou trabalhos de rescaldo ou em vigilância”, descreve Elísio Pereira.

Com a chegada dos meios aéreos, o comandante espera que durante o dia possam dar o incêndio em resolução.

No terreno, está um dispositivo que tem sido continuamente reforçado: são 1.200 operacionais e oito meios aéreos.

O incêndio deflagrou às 3h18 de sábado, na localidade de Garrocho, freguesia de Cantar-Galo e Vila do Carvalho, no concelho da Covilhã (Castelo Branco), e alastrou para Manteigas, no distrito da Guarda.

Um helicóptero ligeiro de combate a incêndios rurais sofreu na tarde de terça-feira um acidente durante as operações de combate ao incêndio da Covilhã, sem provocar vítimas mortais ou ferido.

No mesmo fogo, três bombeiros e um sapador florestal sofreram na terça-feira ferimentos ligeiros durante o combate.

O fogo na Serra da Estrela é um dos maiores do ano.

A nível nacional os incêndios rurais já consumiram em 2022 cerca de 70 mil hectares, segundo os dados do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+