Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Desaconselhados banhos na praia de Vila Praia de Âncora em Caminha

10 ago, 2022 - 19:31 • Lusa

Agência Portuguesa do Ambiente detetou indícios de contaminação microbiológica na água balnear de Vila Praia de Âncora.

A+ / A-

Os banhos na praia de Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha, no distrito de Viana do Castelo, está desaconselhada a partir de hoje, revelou o município, tendo sido içada a bandeira vermelha.

Em comunicado enviado às redações, a autarquia adiantou ter sido informada pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) de que "os resultados provisórios obtidos numa colheita de água efetuada na água balnear de Vila Praia de Âncora apresentam indícios de contaminação microbiológica que obrigam ao desaconselhamento temporário" da ida a banhos.

"O aviso de desaconselhamento foi emitido hoje e vigorará até que seja comprovada que a água balnear em questão apresenta, novamente, a qualidade que se lhe reconhece", sustenta o município.

A autarquia acrescentou que, "em articulação com a capitania do porto de Caminha, deu já instruções aos concessionários da praia de Vila Praia de Âncora para içarem a bandeira vermelha e afixarem, nos painéis de praia, o aviso de banhos desaconselhados".

Na manhã quinta-feira, "a APA irá efetuar novas colheitas que servirão para contra-análise, esperando-se que os seus resultados, que serão conhecidos na manhã de sábado, possam permitir o levantamento deste condicionalismo e o regresso à prática balnear normal".

Em julho, a mesma medida foi tomada, durante três dias, na praia de Moledo, também no concelho de Caminha.

Em comunicado emitido na altura, a Autoridade Marítima Nacional (AMN) explicou que a ida a banhos foi desaconselhada depois da análise à qualidade da água, efetuada pela APA, ter revelado valores microbiológicos acima dos parâmetros de referência.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+