Tempo
|
A+ / A-

Futebol

Adeptos do Hajduk Split vandalizam centro histórico de Guimarães

10 ago, 2022 - 00:02 • André Rodrigues

Desacatos provocados por adeptos croatas obrigaram várias pessoas a refugiarem-se em restaurantes do centro histórico de Guimarães. Moradores queixam-se de falta de policiamento.

A+ / A-

Vários adeptos do Hajduk Split lançaram a confusão no centro histórico de Guimarães, esta noite.

Nas imagens captadas num vídeo publicado nas redes sociais, é possível ver um grande grupo de adeptos croatas a pontapearem cadeiras e a correrem com tochas, o que obrigou várias pessoas a refugiarem-se dentro de restaurantes.

Em declarações à Renascença, ao início da madrugada desta quarta-feira, o porta-voz da PSP, o Intendente Nuno Carocha confirmou os desacatos.

"A Polícia de Segurança Pública está a monitorizar os adeptos que terão estado envolvidos, estamos também a avaliar a extensão daquilo que efetivamente se passou e, por ora, deixamos um apelo para que, qualquer pessoa que tenha assistido àquilo que aconteceu, ou que tenha informação adicional sobre as pessoas envolvidas, que nos contacte o mais rapidamente possível", declarou.

O Intendente Nuno Carocha disse não ter indicação de eventuais detenções e remeteu mais esclarecimentos para esta quarta-feira.

De momento, não há indicação de feridos, na sequência destes incidentes.

"Vergonhoso". Moradores criticam inação das autoridades

Luísa Marques é moradora no centro histórico de Guimarães e "estava com amigos numa esplanada".

"De repente, começámos a ouvir muito barulho. Pura e simplesmente, chegaram a correr pela Rua da Rainha e foi um arrastão só a causar danos", descreve sucintamente à Renascença.

Luísa contraria a versão da PSP e critica o que diz ser a inação das autoridades: "como é que cinco autocarros param na cidade e não há um único polícia?... nem dava para chamar, sequer. Inclusive, vi um pai a abandonar um carrinho e a fugir com um filho. É vergonhoso", desabafa.

À 01h00, quando a Renascença conversou com esta moradora do centro histórico de Guimarães, a situação já era "mais calma".

"O comando da PSP veio encerrar os estabelecimentos. Quando era preciso estarem cá, não estiveram", critica.

Vários vídeos publicados nas redes sociais dão conta de tochas arremessadas para o espaço público e contra edifícios na rua Alfredo Guimarães, entre a praça da Oliveira e o Museu de Alberto Sampaio, ouvindo-se sons de vidros a partir. Em fotografias também publicadas veem-se esplanadas danificadas.

Esta quarta-feira, o Vitória de Guimarães recebe o Hajduk Split, a partir das 17h00, para a segunda mão da Liga Conferência da UEFA, depois de ter perdido por 3-1 na primeira mão, na Croácia.

O jogo vai ser arbitrado por Ali Palabiyik, da Turquia.

[notícia atualizada à 01h38 com declarações de testemunha dos desacatos]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+