Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Manuais gratuitos

Plataforma MEGA disponibiliza mais vales para livros escolares a partir desta terça-feira

08 ago, 2022 - 20:01 • André Rodrigues

Há uma semana começaram a ser emitidos os vales para manuais escolares gratuitos do 1.º Ciclo, 8.º e 11.º anos. A partir de hoje, passam a estar disponíveis, também, para os 5.º, 6.º, 7.º, 9.º, 10.º e 12.º anos de escolaridade.

A+ / A-

Começam a ser emitidos a partir desta terça-feira os vales para levantamento gratuito de livros escolares para os 5.º, 6.º, 7.º, 9.º, 10.º e 12.º anos de escolaridade, tal como foi anunciado pelo ministério da Educação.

Para se ter acesso a esta funcionalidade, é obrigatório o registo dos encarregados de educação na Plataforma MEGA.

No caso do 1.º Ciclo, os alunos recebem livros novos que podem ser levantados nos estabelecimentos aderentes.

Os restantes níveis de ensino também podem levantar os manuais em qualquer uma das livrarias ou papelarias aderentes ou, em alternativa, receber manuais reutilizados que podem ser levantados nas escolas.

Todos os alunos do ensino obrigatório, público ou privado com contrato de associação, têm direito aos livros escolares gratuitos e os vales são emitidos à medida que os agrupamentos escolares descarregam as turmas e os dados dos estudantes na plataforma MEGA.

Este sistema foi implementado em 2016/2017 e permitiu a reutilização de mais de dois milhões de livros escolares.

No ano letivo 2021/2022 a plataforma MEGA emitiu mais de seis milhões de vales. Desses cerca de 5,5 milhões foram reclamados.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+