Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Póvoa de Lanhoso cria equipa para dar resposta a utentes sem médico de família

05 ago, 2022 - 17:15 • Rosário Silva

A equipa, constituída por médico, enfermeiro e secretário clínico, pode vir a dar assistência a cerca de 400 utentes.

A+ / A-

O mês de agosto começou com boas notícias para todos os utentes de Póvoa de Lanhoso, no distrito de Braga, que não dispõem de médico de família, mas que passam a ter assegurados cuidados de saúde.

De que forma? Através de uma equipa constituída por médico, enfermeiro e secretário clínico que passa a dar resposta a uma necessidade dos utentes, num projeto que envolve o Agrupamento de Centros de Saúde Cávado II (ACES) - Gerês/Cabreira II e a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso.

O serviço está a funcionar desde o início deste mês, duas vezes por semana, nas instalações do Centro de Saúde da Póvoa de Lanhoso, sobretudo no período da manhã.

Segundo uma nota do município enviada à Renascença, “os utentes já estão a ser contactados para aferir se continuam sem médico de família e para, mantendo-se essa situação, verificar se manifestam interesse em marcar consulta”.

De acordo com o presidente do município, Frederico Castro, trata-se de uma solução “muito importante, para assegurar que todos os habitantes tenham acesso à saúde”, tendo em conta que “estamos a falar de 400 utentes que estavam sem médico de família”.

Entre outros aspetos, a autarquia ajudou a criar condições para estes profissionais poderem desenvolver o seu trabalho. O autarca destaca, por isso, o “trabalho de equipa” entre a câmara e o ACES, “até porque o auto de transferência na área da saúde tem que ser efetuado em conjunto com o agrupamento de centros de saúde”.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+